Artigo – Como enganamos os espanhóis e conquistamos a Amazônia

Por Oswaldo Bezerra

Hoje o mundo inteiro se mostra revoltado com as queimadas, a implantação de gado e soja no lugar da exuberante floresta pelo Brasil. A Amazônia se tornou brasileira através do velho jeitinho que ficaria mundialmente conhecido como “brasileiro”.

Quem descobriu a Amazônia foram os índios, é claro. Do ponto de vista dos que escrevem livros de história foi uma descoberta espanhola, sem dúvida. Há relatos escritos da viagem do espanhol Vicente Pizon na foz do Rio Amazonas, antes mesmo do descobrimento do Brasil.

Os primeiros a descer o Rio Amazonas da nascente a foz foram os espanhóis, em 1542. A excursão foi feita pelos navegantes Orellana e Carvajal. Depois de estabelecido o Brasil como país, suas fronteiras restringiam as cercanias de Belém.

Com então o Brasil tornou a Amazônia brasileira? Durante cem anos o Brasil continuou ali limitado pela “Linha de Tordesillas” que dividia o mundo entre Portugal e Espanha. Um fato despertou o interesse dos brasileiros quanto a expansão territorial.

Foi em 1637, quando o povo belenense viu chegar em seu porto uma expedição com 8 homens esquálidos. Eram 6 soldados e 2 padres franciscanos. Eles haviam saído de Quito, capital do Equador, e navegaram pelo Rio Amazonas até Belém.

A missão deles era catequizar índios. A missão durou 9 meses. Foram recebidos pelo governador Jácome de Noronha. Espertamente, o governador ouviu a incrível história e através de mapas arquitetou um plano.

Este plano só foi possível, pois se vivia na época da União Ibérica que foi de 1580 a 1640. Foi um período onde a Espanha e Portugal se tornaram um só país. Na verdade, Portugal havia sido absorvido pelo vizinho, mas o país do “castellano” permitiu Portugal manter toda sua estrutura.

Os lusos brasileiros souberam aproveitar muito bem desta oportunidade. Primeiro porque a Linha de Tordesillas foi esquecida e o Brasil começou sua expansão para o oeste. Foi assim que foi montada uma expedição para refazer o caminho dos franciscanos, só que no caminho inverso.

Na expedição comandada por Pedro Teixeira foram usados 1200 índios, para remar contra a corrente em setenta grandes canoas. Acompanhavam também 70 soldados. Saíram de Belém em 1637.

Chegaram a Quito no Equador, em uma viagem de 6 mil quilômetros. Foram recebidos com grande festa. Afinal de contas, as Coroas estavam unidas e eles foram os primeiros humanos a fazer esta viagem contra a corrente no rio Amazonas.

Quando os administradores espanhóis perceberam uma artimanha ali deram ordens para que eles fossem embora. A expedição foi “expulsa” em fevereiro de 1639. Na volta, tudo foi descrito pelo padre Christovan de Acuña.

Na viagem para Belém, no dia 16 de agosto de 1639, na região do estado do Amazonas, conhecida como “cabeça de cachorro”, eles observaram que um acampamento, deixado por eles, estava sendo atacado por índios. Invasão esta que foi domada por Pedro Teixeira.

Pedro Teixeira então estabeleceu na localidade um marco e toma posse. A posse foi tomada em nome do Rei Filipe IV de Espanha, mas em prol da Coroa portuguesa. Estava ali sacramentado que a maior parte da Amazônia seria do Brasil.

Chegaram à cidade que ainda não era a das mangueiras em dezembro de 1639. Esta posse foi registrada em cartório em Belém. Foi com este documento que, muito tempo depois, Portugal usou para se apoderar de quase toda a Amazônia. A posse foi gigantesca, de quase 6000 quilômetros.

Quando veio o Tratado de Madri, este documento foi usado para configurar a região amazônica como brasileira. Tudo foi graças a Pedro Teixeira e sua artimanha. Hoje os espanhóis reclamam que se a Amazônia ainda fosse deles não estaria queimando.

Pedro Teixeira foi recebido como herói em Belém. Jácome de Noronha lhe deu como premo 300 casais de índios escravizados. As coisas não ficaram nada bem para o governador do Pará, que era interino. Ele foi preso e mandado a Espanha explicar o motivo da expedição ilegal.

Foi descoberto depois que Jácomo deu instruções secretas. Elas eram para Pedro Teixeira estabelecer um marco e tomar posse em nome da Coroa portuguesa.

É por causa de Jácomo e Pedro Teixeira que nossa Amazônia é tão grande e talvez sejam os principais responsáveis por tanto desmatamento, ao tirar a soberania da Amazônia da Espanha e ter dada ao Brasil. Como ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão, está tudo bem na terra do carimbó.

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *