Sefa apreende 1,2 tonelada de fumo escondido em meio a calcário com destino a Santarém
Uma mercadoria com 1,2 tonelada de fumo desfiado sem documentação fiscal, escondida em meio a uma carga de calcário e baldes plásticos, que tinha como destino o município de Santarém, foi apreendida no domingo (27), no posto fiscal de “Carne de Sol”, na BR- 222, no município de Abel Figueiredo, no sudeste paraense, a 12 km do estado do Maranhão.
Fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda, (Sefa) lotados na unidade de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, apreenderam a mercadoria avaliada em R$ 13 mil, proveniente de Juazeiro, no estado Ceará.
“O transportador da mercadoria apresentou documento fiscal de calcário e baldes de plástico. Na verificação da carga a equipe percebeu um odor diferente e resolveu retirar a lona do caminhão, e após retirar alguns baldes e vários sacos de calcário, encontraram o fumo escondido”, relatou o coordenador da unidade, fiscal de receitas estaduais, Gustavo Bozola.
“Tem crescido o número de ocorrências de apreensões de produtos de alto valor escondidos em meio a outros produtos de menor valor, na tentativa de enganar o Fisco e evitar o recolhimento do imposto”, informou ele.
Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 7,280 mil e a mercadoria está retida a espera do pagamento referente a ICMS e multa.
A coordenação de mercadorias em trânsito de Carajás está localizada no km 9 da rodovia Transamazônica, em Marabá, e além da sede, tem cinco unidades fiscais.
“As unidades trabalham em conjunto, passando informações fiscais e monitorando os caminhões, para aumentar os resultados da fiscalização de trânsito. Também trabalhamos em cooperação com a coordenação regional de Marabá, aumentando ainda mais esse monitoramento das cargas”, finalizou o fiscal da Sefa, Gustavo Bozola.
RG15/O Impacto com Agência Pará