Santareno nomeado a Arcebispo de São Luís completa 36 anos de missão sacerdotal
Dom Gilberto Pastana nascido à margem esquerda do Rio Tapajós em Boim, distrito do município de Santarém, foi nomeado pelo papa Francisco para Arcebispo da arquidiocese de São Luíz do Maranhão. No dia 18 de julho aconteceu a missa de apresentação.
A nomeação ocorreu, após o Papa acolher pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva, a qual alegou motivo de idade. Agora nomeado como arcebispo, Dom Gilberto Pastana expressa sua alegria em aceitar essa nova missão.
“Confiando no Senhor aceitei essa nova missão de pastorear este povo novo e espero muitas oportunidades para conhecê-los e experimentarmos juntos esta relação fraterna que fazem de todos discípulos do Senhor’’.
O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, afirmou que quem vem da Amazônia, das águas e florestas e passa pelo sertão do Cariri, acompanhando de lutas e sofrimentos do povo, está preparado para assumir a nova missão.
Dom Gilberto Pastana
Dom Gilberto Pastana Oliveira tem 64 anos, é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia.
Foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, em 3 de agosto de 2005, sendo ordenado no dia 28 de outubro na Catedral Nossa Senhora da Conceição e sendo empossado no dia 13 de novembro.
Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato no Ceará até sua nomeação como bispo diocesano em 2016. Na próxima terça-feira (27), o arcebispo completa 36 anos de missão sacerdotal.
RG15/O Impacto com informações TV Encontro