Atleta santareno vence paraolímpico de Jiu-Jitsu realizado no Rio de Janeiro
O atleta paraolímpico Arlisson Pereira da Silva ficou na segunda colocação no 2° Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo, realizado no último domingo (8) no Rio de Janeiro.
O campeonato é destinado às atletas que possuem alguma deficiência física. Arlisson possui limitação no braço esquerdo e compete na modalidade “plexo braquial parcial”. Para conseguir custear mais uma viagem, precisou promover uma vakinha online, onde houve a cooperação de amigos e empresários para patrociná-lo, já que o recurso para atletas no município não é fornecido.
“Sobre ajuda de custos o esporte em Santarém é muito fraco. É muito difícil custear a ida de um atleta para lutar no Rio de Janeiro. Um grupo de amigos se uniram, interaram minha passagem e um primo meu pagou minha inscrição. Além de que outros parceiros me repassaram uma quantia em dinheiro para me manter na cidade”, disse Arlisson.
Já é a segunda vez que o atleta precisa articular estratégias para angariar recursos para competir, e externa sua revolta pelo esforço e dedicação sem incentivo nenhum do governo municipal. “Me esforçar pra chegar aqui. Muito difícil ganhar um pódio, chegar em Santarém [e] receber uma moção de aplausos, receber tapinha na costa, isso não é incentivo para o atleta, para nenhum atleta de qualquer esporte que seja”, ressaltou.
Agora a expectativa é se preparar para o 2° Regional de Parajiu-Jitsu. “Se eu tiver ajuda, colaboradores, eu pretendo ir para Manaus no mês de setembro”, finalizou.
Apesar de toda a dificuldade, o Paratleta acumula diversas conquistas. Já foi campeão no Grand Slan do Rio de Janeiro, em 2018; Internacional pelo Manaus, em 2019; campeão Open Alenquer; campeão 1° Open Iate Clube e Terceiro lugar Gran.
Para quem quiser ajudar basta entrar em contato através do endereço no Instagram: @paratleta_arlisson_silva
RG15/O Impacto – Diene Moura