Petrobras volta a aumentar o preço da gasolina nas refinarias
A Petrobras vai aumentar o preço da gasolina nas refinarias em cerca de 0,0945 real por litro, a partir desta quinta-feira (12/8), informou a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
Este é o segundo aumento no preço da gasolina na gestão Joaquim Silva e Luna. O general da reserva assumiu a presidência da petroleira em abril. Em 2021, já houveram sete reajustes do preço aplicado pela Petrobras.
Com a mudança, o combustível deverá ser comercializado por volta dos R$ 2,78 por litro, uma alta de aproximadamente 3,5%, de acordo com cálculos da Reuters. O preço é referente à mistura obrigatória de 73% de gasolina e de 27% de etanol anidro.
O repasse do reajuste da gasolina aos consumidores finais depende dos impostos, margens de distribuição e revenda, além de misturas de biocombustíveis. Segundo dados da ANP, o preço praticado pela Petrobras corresponde a cerca de um terço do preço nas bombas.
“Importante reforçar o posicionamento da Petrobras que busca evitar o repasse imediato para os preços internos da volatilidade externa causada por eventos conjunturais. Nossos preços seguem buscando o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, afirma a Petrobras em nota.
Fonte: Metrópole