Sespa investiga mais três casos de Síndrome de Haff no Oeste do Pará
A Vigilância em Saúde do Pará monitora três novos casos de Síndrome de Haff no Oeste do Pará. Os casos da “doença da urina preta” foram registrados em Santarém. Desde o fim do mês passado, os três pacientes estão em observação após o consumo de peixes da região.
Além dos três, mais 18 casos estão em observação. O primeiro suspeito apareceu em Santarém e teve a morte possivelmente relacionada a doença, no dia 7 de setembro, porém os resultados ainda não foram divulgados.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), investiga atualmente 25 casos suspeitos de Síndrome de Haff no Estado do Pará. Dos 25 casos, 18 estão no Oeste do Pará, mais dois casos na capital paraense, dois em Afuá, dois em Breves e um em Trairão.
A Sespa também informa que os exames sanguíneos e de sangue foram encaminhados a um laboratório de referência fora do estado. Por conta disso, os resultados não dependem da Secretaria e nem possuem previsão de entrega.
Fonte: Roma News