Reaplicação da prova do Enem começa neste domingo
A reaplicação do Enem nos próximos dois domingos, dia (9) e (16), é uma segunda chance para os isentos de 2020 que não compareceram à prova e tiveram oportunidade de se reinscreverem para o Enem 2021. É também para quem teve o pedido por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas ou ter tido dificuldades logísticas no dia da aplicação; e, por fim, para os candidatos do sistema prisional, que estão em privação de liberdade.
Essas pessoas devem conferir o cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante, no portal gov.br, na internet, com login e senha. O cartão contém informações importantes para o exame, como as datas – 09 e 16 de janeiro – local de prova e horário de aplicação. No mesmo cartão também está o número de inscrição do candidato, além da língua estrangeira escolhida, nome social e atendimento especializado, se for o caso.
O documento precisa ser acessado, porque só assim é possível saber onde realizar a prova. O documento não é exigido no dia do exame. Mas, o INEP recomenda que seja impresso e levado no dia da aplicação, como forma de garantir as informações oficiais à mão, se preciso.
Outra orientação é que, se o candidato não sabe como chegar ao local de prova, procure informações de que tipo de transporte leva à unidade ou até mesmo realize o percurso como teste.
O Enem é a única forma de ingressar em parte das universidades públicas do Brasil, por meio do SISU, Sistema de Seleção Unificada. Nas particulares, pode ser usado para o Prouni, Programa Universidade Para Todos, como forma de conceder bolsas parciais ou integrais.
O Impacto com Agência Brasil