Novo ensino médio passa a valer este ano no Pará
O novo ano escolar chega cheio de novidades para mais de 7,5 milhões de estudantes do ensino médio. Em 2022 começa a implementação do novo ensino médio. A transformação começa pela primeira série do ensino médio em todo o país, nas escolas públicas e privadas. A principal mudança é que os alunos vão poder cumprir os chamados itinerários formativos, escolhidos de acordo com a vontade e vocação do estudante.
As escolas públicas e privadas de ensino médio terão sua grade curricular alterada. Não vai haver mais o formato de disciplinas individuais. Começa a valer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na qual os conteúdos serão divididos em áreas do conhecimento de maneira similar ao que acontece hoje no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O novo modelo de aprendizagem foca na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilita que os alunos escolham um dos cinco itinerários formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira.
Com isso, cada escola poderá ofertar pelo menos uma opção complementar para a formação dos alunos entre os cinco itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.
As áreas de conhecimento passam a ser: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas. Nessas quatro áreas estarão presentes todas as disciplinas já conhecidas pelos estudantes do ensino fundamental tais como Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.
Nenhuma disciplina será excluída do currículo atual, mas a maneira como elas são ensinadas ganha um novo formato mais dinâmico. Somente Língua Portuguesa e Matemática passam a ser obrigatórias nos três anos do ensino médio.