Alunos de autoescolas relatam falhas no sistema de agendamento de exames práticos do Detran
Os alunos em processo de emissão da CHN em Santarém procuraram novamente a redação do Jornal O Impacto para denunciar as dificuldades e a demora para agendar exames práticos em Santarém. Segundo a denúncia, o Ciretran disponibiliza datas para agendamento em um período e sempre antecedem o prazo sem aviso prévio do horário de início, além de falhas no sistema do órgão que vem causando transtornos aos futuros condutores.
“No dia (05/01) estaria aberto o agendamento, mas segundo relatos abriu no dia (04/01), e não no dia que foi informado. Já dia (10/2), abriu o agendamento para exame prático, não se pode estimar o horário que começou, já para o mês de abril. Porém, foi impossível realizar agendamento já que sempre que tentávamos o sistema acusava erros, como: “transação Negada”; “vaga não disponível”, ou “transação negada, não foi possível efetuar o agendamento, tente novamente”, contou a aluna que preferiu não se identificar.
De acordo com a denunciante a demora no processo de emissão já se estende há mais de 1 ano e sempre ‘inventam’ as mesmas desculpas do site congestionado. “Estou a um ano e dois meses nessa novela. Estou aguardando para agendar desde outubro. Todo tempo falam que o site deu erro ou o sistema que deu ‘bug’. Tive dificuldades para agendar prova teórica e agora novamente. Fora outras pessoas que estão a mais tempo. Inclusive já relatei a situação ao Ministério Público me pediram para documentar, pois há outras denúncias sobre a morosidade. É revoltante, fora que não se trata só da questão financeira. Mas de todo o desgaste que existe ao longo desse processo, o estresse, a perda de tempo, entre outros”.
Outra aluna relata as dificuldades enfrentadas e a falta de iniciativa do Detran em resolver a situação. “Não está sendo uma experiência boa! Eu entendo que o fato de estarmos em meio a uma pandemia, acaba atrapalhando a funcionalidade do órgão! Mas em contrapartida a nossa maior indignação é o fato do Detran não tomar nenhuma medida que possa agilizar o processo da emissão da CNH. Eu estou a pouco mais de 1 ano! Muitos colegas já perderam emprego por conta disso, porque em alguns estabelecimentos é obrigatório ter a CNH”, lamentou a jovem que também preferiu manter a identidade em sigilo.
Em nota, o Ciretran nos informou que o problema de congestionamento é comum, pois o site atende todo o Estado do Pará. Para tentar diminuir a demanda, existe a expectativa para realizar mutirões ainda este mês. Ações itinerantes em municípios da região estão sendo realizadas para não ocorrer a centralização das provas na Ciretran em Santarém.
Por Diene Moura
O Impacto – Colaborou Lorenna Morena