Peninha: “A população está aterrorizada com as cenas de guerra nos garimpos do Tapajós”
Na manhã de terça-feira(15), usando a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba, o vereador Peninha classificou a operação nos garimpos do Tapajós como “VERDADEIRA GUERRA”. O edil disse que lamenta que o governo, através do Ministério da Justiça, tenha determinado uma operação parecendo guerra dos filmes do “RAMBO” ou dos ataques do Talibã, com lançamentos de bombas. Pra que isto?, indagou Peninha.
“Se existe o garimpo ilegal o culpado é o governo, que nunca quis assumir sua responsabilidade de legalizar. Apenas repreender”, afirmou o parlamentar.
“Toda a população da região está aterrorizada, pois jamais se viu isto na história do Tapajós. Helicópteros bombardeando equipamentos (PC), parecendo filmes de ação. O povo está apavorado. Tem garimpeiro que até hoje está perdido nas matas com medo” acrescentou.
“A operação está ocorrendo tudo em nome da poluição ambiental? Porém, quando se toca fogo não está se poluindo? Quando se derrama milhões de litros de combustível não está se poluindo?”, questionou Peninha.
“Tudo poderia ser evitado se o governo há anos tivesse assumido sua responsabilidade de organizar, legalizar a atividade garimpeira na região. Porém, pouco tem feito”, destacou o parlamentar.
Conforme Peninha, ele é a favor da fiscalização, porém, não da maneira que vem sendo praticada. “Bombardeio, perseguição e humilhação dos garimpeiros, destruição de equipamentos caros, que poderiam se revertidos na recuperação do meio ambiente e benefício dos municípios, da nossa população” argumentou o edil.
“Até quando isto vai acontecer? O governo não tem nenhum interesse em organizar a garimpagem. O que tem é interesse em acabar com os garimpos, sem que tenha uma solução para as milhares de pessoas que vivem do garimpo. Os municípios na região vivem dos garimpos. Nossa economia ainda é o ouro. Qual será o nosso futuro?, quer saber o vereador. A região já começa a sentir as consequências desta inconsequente operação”, afirmou Peninha.
O edil voltou a ressaltar que é a favor da natureza, é a favor da fiscalização, porém, para isto o governo precisa assumir sua responsabilidade. “O que repito, jamais fez”.
“Os órgãos públicos, têm que cada um fazer sua parte. Assumir seu papel nesta atividade, mas o que estamos vendo é que tudo se resume em operações desastrosas, com enormes consequências para a região”.
O edil encerrou seu pronunciamento lamentando que o Presidente JAIR BOLSONARO não está nem aí para estas ações, pois fala uma coisa e faz outra. Propalou e incentivou a garimpagem e agora nada faz para evitar este tipo de ação, que só vem a criar terror na região.
“Nossos senadores, deputados deveriam se manifestar em defesa desta região, pois todos nós dependemos do garimpos indireta e diretamente, mas ninguém fala nada. Ninguém faz nada”, concluiu Peninha.
Vídeo mostra momento em que máquinas são detonadas por explosivos:
O Impacto
O problema sr. vereador peninha, é que estão invadindo reservas indígenas e florestais, retiram o ouro e depois tudo é contrabandeado, não pagando os impostos devidos ao estado, e deixando tão somente destruição e poluição dos rios e contaminação dos peixes com mercúrio, faltou o senhor esbravejar isso em seu discurso hipócrita. O presidente BOIsonaro está errado quando de forma insana e irresponsável, incentiva garimpagem em terras indígenas, desmatamentos em reservas florestais e queimadas.
Isso que avó teve no garimpo, é um ato selvagem de agentes públicos, pagos com nossos impostos, pé vérmis uma selvageria dessa natureza.
Parabéns à Polícia Federal e demais entes envolvidos. Meu repúdio ao vereador e ao prefeito de Itaituba que incentivaram o tanto que puderam a ilegalidade e ainda têm a cara de pau de dizerem ser a favor do meio ambiente.