Evento em Santarém marca abertura da 4ª edição da Colheita da Soja do Baixo Amazonas

A abertura oficial da 4ª edição da Colheita da Soja do Baixo Amazonas ocorre neste sábado, 12, a partir das 8h, na Fazenda Koch, localizada na Comunidade Boa Esperança, PA-370 – Km 47, Ramal do Gato. O evento contará com a presença de autoridades do Governo do Estado, de Santarém, de Mojuí dos Campos e de Belterra, além de produtores e empresas parceiras.

O evento é uma realização do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), produtores da região metropolitana de Santarém, além de empresas do ramo do Agronegócio.

Este ano, a categoria comemora o aumento de 10% da produção na região em relação ao ano passado. A estimativa da colheita é de 3,3 toneladas por hectare, sendo 6.050.000 (Seis milhões e cinquenta mil sacos de soja na região). Atualmente, o oeste paraense tem 110 mil hectares de área plantada em três municípios: Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

A agricultura representa 35% do Produto Interno Bruto (PIB) local. O produto é a maior safra produzida na região e tem influência diretamente na economia das cidades, sobretudo no segundo semestre.

De acordo com o diretor do Sirsan, Edno Valmor Cortezia, o evento valoriza ainda mais o produtor e dá mais visibilidade ao produto.

“O Sirsan vem fortalecendo o desenvolvimento e aprimoramento do setor rural na região. Nas últimas quatro décadas temos acompanhado com afinco o crescimento da cadeia produtiva de grãos, em especial a soja e o milho, em áreas cultivadas na região metropolitana de Santarém. O nosso principal objetivo é buscar fomentar ainda mais essas cadeias produtivas”, disse Edno.

Para festejar a conquista, o ato simbólico contará ainda com o tradicional almoço festivo e a colheita de grãos.

“É uma felicidade para o nosso município e também aos que compõem a região, sediar esse evento que é importante para o fortalecimento da economia local. Reiteramos o nosso compromisso e parceria com os produtores rurais de Santarém, no sentido de viabilizar a manutenção e melhoria de estradas e ramais para o escoamento da produção”, salientou o gestor da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). (Com informações da PMS)

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *