Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap) é alvo de criminosos em Santarém
Criminosos arrombaram, invadiram e furtaram o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), situado na rua das Nações Unidas, esquina com a Muiraquitã, bairro Santana, em Santarém.
De acordo com a secretária do IHGTap, Marleth Lopes, ao chegar no local, por volta das 8h30, para o expediente de terça-feira (19/4), percebeu que a grade da porta da frente do estabelecimento havia sido arrombada.
No interior do imóvel foi constatado vestígios da ação ilícita. Na sala principal havia a ‘carcaça’ de um ar condicionado da marca Philco, a qual os indivíduos retiraram toda a parte interna; um computador completo da marca AOC foi subtraído; dois ventiladores de ferro, louças diversas, motor de uma geladeira, além de toda fiação elétrica com tomadas e disjuntores.
O presidente do IHGTap, eleito recentemente, José Ronaldo Dias Campos, lamentou o ocorrido e pediu o apoio da população para a elucidação do caso.
“O Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, que luta corajosamente pela preservação da memória, da história e da cultura de nosso povo, sem apoio governamental, sofreu injusta e violenta agressão patrimonial. Sem condições financeiras para reparar o estrago feito pelos meliantes, clama pela atenção dos moradores da redondeza e da sociedade em geral para o fato ocorrido, no sentido de comunicar ao delegado Germano Valle, ao próprio presidente, ou a esta repórter, qualquer informação sobre o arrombamento/roubo ocorrido, para evitar que tal fato se repita”, disse.
O crime foi registrado na 16° Seccional de Polícia Civil e está sendo investigado.
Matéria atualizada às 16h42.
Por Diene Moura
O Impacto – Colaborou Lorenna Morena
Pingback: Em menos de um mês, IHGTap é alvo de criminosos pela quarta vez - Jornal O Impacto