Vídeo – Jacaré é capturado após aterrorizar banhistas em Alter do Chão
Na tarde de sexta-feira (22), banhistas e barraqueiros se assustaram com a presença ilustre de um jacaré ”passeando” nas águas próximo a Ilha do Amor em Alter do Chão, no Pará. A visita inesperada foi notada por um garçom de uma barraca que rapidamente acionou o Corpo de Bombeiros e membros da Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão (Atufa) que estavam na área.
O jacaré já estava sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pois havia aparecido umas três semanas atrás, mas acabou sumindo.
De acordo o Presidente da Atufa, André Pinho, cerca de seis pessoas participaram da captura do animal, ao que indica da espécie Jacaré-Açu, natural da região amazônica.
“Ontem a tarde ele foi visto próximo a Ilha do Amor, lugar conhecido como bosque. Ligamos para a Semma, resolvemos verificar e realmente o Jacaré estava próximo a uma barraca. Reunimos algumas pessoas, cercamos o jacaré, a malhadeira não aguentava segurar ele, quando ele já ia saindo para o meio, conseguimos lançar e levarmos para beira. Momento que o pessoal do Corpo de Bombeiros ajudou a amarrar. Aparentemente esse animal estava meio fraco, cansado, não se esforçou muito para fugir. Mas pelo jeito ele estava faminto, por isso se aproximou ali das barracas”, contou.
Confira no vídeo como foi a captura do animal:
André se mostrou preocupado após a aparição do animal. “Queria destacar aos turistas que eles podem ficar tranquilos, é seguro. Porque esse foi um fato isolado que aconteceu, algo muito raro mesmo”, finalizou.
A ação de captura também contou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e barraqueiros da praia.
O suposto Jacaré-Açu foi levado para a base do Corpo de Bombeiros e posteriormente será solto no rio Amazonas longe das comunidades.
Matéria atualizada às 9h40.
O Impacto -Diene Moura
Foto: Reprodução