Anete Marques anuncia pré-candidatura para a vaga do Quinto Constitucional

A Procuradora do Estado do Pará, Anete Marques Penna de Carvalho, anunciou a sua pré-candidatura para concorrer pela vaga da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Quinto Constitucional.

Anete Marques reconhece o grande desafio, principalmente por se tratar de uma mulher a ocupar o assento na Corte de Justiça. Acompanhe a seguir, a entrevista cedida para a reportagem do O Liberal:

Histórico

Nascida e criada aqui, na bela Belém do Pará, vim ao mundo no dia 20 de setembro de 1972 e fui registrada como Anete Marques Penna de Carvalho. Tive uma vida feliz e abençoada, mas sempre vi o mundo de maneira singular. Encontrei nas leis a melhor forma de fazer a diferença e logo decidi pelo curso de Direito, no qual comecei minha vida acadêmica em 1990, pela ilustríssima Universidade Federal do Pará (UFPA).

Inscrita na OAB/PA desde 1995 e logo em seguida na Ordem dos Advogados de Portugal, em 1996, iniciando como estagiária e depois contratada como advogada, em renomado escritório de Advocacia , seguindo com minha aprovação no concurso de Procuradora do Estado e composição de uma sociedade de advogados, da qual fiz parte. Tenho orgulho de dizer que sou advogada há 27 anos, e em 24 anos desses atuo como Procuradora do Estado.

Sempre em busca de conhecimento, concluí meu mestrado pela UFPA e quis ir além, me tornando Doutora em Direito pela faculdade de direito na Universidade de Lisboa/Portugal.

Exerço hoje o papel de Procuradora do Estado junto à Casa Civil da Governadoria e à Secretaria de Comunicação-SECOM. Fui membro do Tribunal Administrativo de Recursos Fazendários- TARF. Participei da Coordenação organizadora e científica do I Fórum Nacional de Receitas Não tributárias, com o tema “Royalties incidentes sobre Recursos Naturais” e fiz parte da Comissão elaboradora da Lei do Processo Administrativo do Estado do Pará, trazendo a experiência do Código de Procedimento Administrativo Português.

No início da minha carreira como Procuradora do Estado, fui Coordenar o Jurídico do Banpará e , em seguida, Coordenadora da Procuradoria Fiscal, além de ter atuado como Coordenadora da Procuradoria de Execução e Precatórios da PGE/PA.

A vida acadêmica sempre foi uma de minha paixões, e foi um prazer atuar como professora do curso de direito do CESUPA, ministrando as disciplinas: Direito administrativo e tributário. Assim como de Direito tributário e processo tributário no curso de pós-graduação da FAP. Importante registrar que fiz parte da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PA (2019/2021).

Apesar do longo currículo profissional, minha ânsia pelo conhecimento está longe de ser aplacada. Busco cada dia mais, fazer a diferença dentro da minha amada profissão. E só posso dizer uma coisa: é apenas o começo.

O Impacto – Por Diene Moura

Foto e vídeo: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *