Tratamento de AVC com células-tronco passa por 1ª fase de testes

Tratamento de AVC

A primeira pesquisa a usar células-tronco para tratar pacientes que sofreram derrame – ou acidente vascular cerebral (AVC) – passou pela primeira fase de testes com sucesso. Nessa terapia, células-tronco neurais são colocadas no cérebro de pessoas com sequelas causadas pelo AVC. O objetivo é reparar os danos e recuperar as funções físicas e mentais.

Na primeira fase de testes, foram tratados três pacientes afetados pelo derrame isquêmico, que responde por 80% dos casos de AVC. Cada um deles foi avaliado num ponto diferente do tratamento: três, seis e nove meses após o início.

Os exames neurológicos feitos até o momento indicaram que a técnica é segura e deram sinal verde para o início da próxima fase de testes. Agora, mais nove pacientes serão incluídos no tratamento, que vai passar a ter doses maiores. Eles serão acompanhados por dois anos e, caso não haja problemas, uma nova bateria de testes, ainda mais amplos, será iniciada.

Keith Muir, pesquisador da Universidade de Glasgow, na Escócia, disse que a técnica, chamada ReN001, “tem o potencial de se dirigir a uma necessidade médica muito significativa e ainda não atendida nos pacientes de derrame”.

O acidente vascular cerebral (AVC) é a maior causa para internações e morte no Brasil, segundo a Academia Brasileira de Neurologia. O Sistema Único de Saúde (SUS) afirma que o problema que afetou quase 85 mil pessoas no Brasil somente no 1º semestre de 2011.

Fonte: G1

17 comentários em “Tratamento de AVC com células-tronco passa por 1ª fase de testes

  • 15 de janeiro de 2018 em 17:22
    Permalink

    Gostaria de ser voluntária, AVC de tronco com 19 anos 🙁

    Resposta
  • 6 de junho de 2016 em 17:12
    Permalink

    Quero ser voluntária, tive avc

    Resposta
  • 11 de novembro de 2015 em 16:34
    Permalink

    Tive um AVC decorrente de um TCE em jogo de futebol. Gostaria de ser voluntario.

    Resposta
  • 24 de maio de 2013 em 21:51
    Permalink

    tenho 26 anos sofri um avci a 3 anos atras com sequelas do lado esquerdo do meucorpo gotaria de ser voluntaria na pesquisa qualquer tentativa de melhora é bem vinda obg aguardo contato

    Resposta
  • 18 de dezembro de 2012 em 22:39
    Permalink

    Estou com a esposa de um amigo internada há 5 meses, logo perder o nenê que nasceu asfixiado com 8 meses, 3 dias após a mesma teve um AVC isquêmico e desde lá não mais acordou, hj está sem uso de aparelhos somente com a sonda gástrica e o desespero do marido dela em busca de tratamento, pois não se conforma de terem perdido o primeiro filho do casal e ainda ter a esposa nesta condição, por isso venho humildemente pedir ajuda para eles, por favor abracem esta causa como eu abracei e estou buscando ajuda….que Deus os abençõe e toque no coração de vcs, Obrigada.
    Vera Fidalgo

    Resposta
  • 16 de dezembro de 2012 em 10:22
    Permalink

    Gostario de ser voluntário. Tive um tce seguido de avc i, com hemiparesia e, em 21/08/2011, hoje com ainda com sequelas na mão e braço, e um pouco na perna esquerda. Tenho 23 anos hoje. Como posso me voluntariar às pesquisas com células-tronco?

    Resposta
  • 30 de novembro de 2012 em 13:01
    Permalink

    Meu marido sofreu um AVC em 2009 e de imediato, não apresentou sequelas, porém, em 2011 começou a perder a capacidade de falar e hoje apenas consegui dizer palavras como: sim, não, é.
    Como podemos proceder para que ele se increva como voluntário numa pesquisa com células tronco?

    Resposta
  • 26 de novembro de 2012 em 14:48
    Permalink

    meu filho teve avc assim que nasceru hoje tem 25 anos,como poderia passar em consultas por voces ,ser um voluntario para que avida dele seje um pouco melhor com chances de pelo ao menos tentar

    Resposta
  • 29 de setembro de 2012 em 10:34
    Permalink

    Srs; bom dia!
    Meu sogro Sr. Francisco Britto, 75 anos, sofreu 02 AVC`s. Nunca teve nenhum problema de saúde anteriormente em sua vida, é um homem forte e hoje encontra-se sem nenhuma mobilidade, não fala, não reconhece pessoas, alimenta-se através de uma sonda. Encontra-se num estado vegetativo.
    Gostaríamos de solicitar sua inclusão na pesquisa, pois acreditamos que somente isso poderia ajuda-lo.
    Como a família não tem recursos, esperamos poder contar com o auxilio de V.as; ou alguma entidade que possa nos ajudar.
    No aguardo de um retorno positivo; desde já agradeço.

    Resposta
  • 15 de agosto de 2012 em 16:21
    Permalink

    ola bom dia me ajude por gentileza min ha mae teve avc e ela perdeu a semsibilidade como faço para ela ser voluntaria

    Resposta
  • 3 de agosto de 2012 em 20:15
    Permalink

    gostaria de ser voluntário para o tratamento com célula-tronco, porque tive dois avcs,um em 2004e outro em 2008, estou bem, ando muito, falo normal,pórem falta-me a normalidade para alguns afazeres da minha vida profissional, sou advogado, e tenho condições de vajar para tratamento,assim como falo inglés.e tenho dupla cidadania italo-brasileira.agradeço desde já ser escolido.obrigado!

    Resposta
  • 3 de agosto de 2012 em 20:13
    Permalink

    gostaria de ser voluntário para o tratamento com célula-tronco, porque tive dois avcs,um em 2004e outro em 2008, estou bem, ando muito, falo normal,pórem falta-me a normalidade para alguns afazeres da minha vida profissional, sou advogado, e tenho condições de vajar para tratamento,assim como falo inglés.e tenho dupla cidadania italo-brasileira.agradeço desde já ser escolido.obrigado

    Resposta
  • 3 de agosto de 2012 em 20:12
    Permalink

    gostaria de ser voluntário para o tratamento com célula-tronco, porque tive dois avcs,um em 2004e outro em 2008, estou bem, ando muito, falo normal,pórem falta-me a normalidade para alguns afazeres da minha vida profissional, sou advogado, e tenho condições de vajar para tratamento,assim como falo inglés.e tenho dupla cidadania italo-brasileira

    Resposta
  • 15 de junho de 2012 em 09:48
    Permalink

    gostaria de saber como foço pra ser voluntária, pra receber células tronco,pois tive o avc ha mais ou menos 5anos e meu braço esquerdo não tem movimento minha perna esquerda ta mais ou menos melhor.por favor preciso de ajuda.

    Resposta
  • 3 de junho de 2012 em 21:41
    Permalink

    minha mãe teve um avc com 54 anos paralisou o lado esquerdo os membros braço e perna ela ñ anda a dois anos quero muito que ela seja voluntaria pra ela dar um adeus a cadeira de rodas. deus é pai sabe da nossa necessidade que precisamos dela voltar a andar pq ainda tem meu irmão com esquisofrênia o causador disso deu um susto nela quando surtou tou feliz por saber dessas pesquisas amém

    Resposta
  • 28 de maio de 2012 em 16:33
    Permalink

    AOS 26 ANOS TIVE UM AVC FAZ 9 MESES ,QUERIA SER VOLUNTARIO E PARTICIPAR DO TRATAMENTO POR CELULA TRONCO ,JA SOU PACIENTE DO HC DE
    RIBEIRAO PRETO,BEM QUE EU JA ESTOU ANDANDO E FALANDO O PROBLEMA MAIOR TA MAO DIREITA NAO ABRE E FEICHA POUCO .QUE DEUS NOS ABENÇOI.OBR……….

    Resposta
  • 28 de maio de 2012 em 16:31
    Permalink

    TIVE UM AVC FAZ 9 MESES ,QUERIA SER VOLUNTARIO E PARTICIPAR DO TRATAMENTO POR CELULA TRONCO ,JA SOU PACIENTE DO HC DE
    RIBEIRAO PRETO,BEM QUE EU JA ESTOU ANDANDO E FALANDO O PROBLEMA MAIOR TA MAO DIREITA NAO ABRE E FEICHA POUCO .QUE DEUS NOS ABENÇOI.OBR……….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *