Em menos de um mês, IHGTap é alvo de criminosos pela quarta vez
Por volta das 7h da manhã deste domingo (22) o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), situado na rua das Nações Unidas, bairro Santana foi novamente alvo de criminosos. Em menos de um mês, o local foi arrombado e furtado pela quarta vez.
Os suspeitos foram flagrados por um vigia que estava próximo do instituto, pois ouviu um barulho e foi verificar o que estava ocorrendo. Na ocasião, um casal foi visto utilizando um pé de cabra para quebrar a parede com a intenção de destravar a porta dos fundos, que havia sido reforçada há poucos dias.
O Presidente do IHGTap, José Ronaldo Dias Campos contou à nossa reportagem que a polícia foi acionada e os suspeitos foram liberados após alegarem que a ferramenta que portavam era do seu ofício.
“Como não tem mais fiação elétrica, que já surrupiaram duas vezes, agora visavam alguns quadros que estavam na parede. Sem o apoio do poder público, somado aos constantes furtos, fica difícil manter vivo o IHGTap. Assim, perde a história, perde a cultura, perde a memória da nossa cidade, do vale do tapajós, do oeste do Pará.”, lamentou.
O Presidente afirmou ainda que existe procedimento instaurado na delegacia. Dois furtos com arrombamento consumados e duas outras tentativas de arrombamento, somando quatro ações criminosas distintas em curto espaço de tempo.
Os criminosos não conseguiram furtar os quadros, mas deixaram um rastro de destruição. José Ronaldo finalizou relatando que tem testemunhas para comprovar que foi o casal e está em busca de um novo espaço, pois segundo ele, não adianta reforçar a segurança do instituto.
Matéria atualizada às 19h33.
O Impacto – Por Diene Moura
Fotos: IHGTap