Motorista de ônibus sofre ataque racista em Itaituba
Na noite da última quarta-feira, 24 de Agosto, um caso de racismo contra um motorista de ônibus da Agência Buburé, foi registrado em Itaituba, município do sudoeste paraense.
Em um vídeo feito no terminal rodoviário da cidade, uma mulher se exalta, grita e faz um escândalo porque o motorista do ônibus não teria a esperado procurar um dinheiro em sua bolsa para a comprar a passagem. No vídeo gravado por populares, é possível ouvir a mesma insultando o motorista, usando termos racistas contra o mesmo, como “preto e macaco”.
“Aquele preto, preto, preto, odeio preto, odeio, macaco“, disse a passageira.
De acordo com a esposa do motorista, o ônibus tem que estar as 22h na plataforma, estacionado para o embarque dos passageiros. E o motorista tem que sair as 22h40 para conseguir pegar a balsa Itaituba/Miritituba das 23h. Na ocasião, a mulher descontrolada, xingou as moças que ficam na agência e o motorista, porque o mesmo não quis esperar que ela comprasse a passagem para embarcar.
“O meu esposo e as meninas falaram que quando ela foi tirar a passagem, o meu esposo já tava saindo e aí ele não teria como esperar, porque ele tinha que fazer o horário, tinha que está as 23hrs na balsa. E aí essa mulher começou a gritar com as meninas, desrespeitando todo mundo, começou a xingar as meninas, chamou elas de macaca também, de urubua“, relata a esposa do motorista.
Um Boletim de Ocorrência (BO) será registrado pelas vítimas, uma vez que discriminação racial é crime, podendo gerar pena de reclusão de um a três anos e multa.
Fonte: Portal Giro
Foto: Reprodução Internet