Criança é vítima de afogamento em Clube de Santarém
Por volta de 16h de domingo (18), uma criança de aproximadamente 5 anos foi vítima de afogamento em uma das piscinas da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), situada no bairro Caranazal, em Santarém.
Segundo informações de banhistas, dois guarda-vidas, Italo Silva e Júnior Freitas, retiraram a criança da piscina de quase 90 cm de profundidade e realizaram o procedimento de reanimação por cerca de 5 minutos.
De acordo com o guarda-vidas de piscina Júnior Freitas, quando foi socorrida, a vítima já estava em estado crítico, não apresentava pulso e havia sintomas de cianose (coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue).
Com relação às circunstâncias do afogamento, o guarda-vidas de piscina alegou que a menina estava sob responsabilidade de um familiar. “Estavam todos no interior da piscina, só que a tia não se atentou para a criança, possivelmente por estar distraída conversando com outrem”, afirmou.
A suspeita é que a criança estava submersa por pelo menos uns 4 minutos. Após ser atendida pelos guarda-vidas, com apoio de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi levada ao setor de estabilização pediátrica no Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo, onde encontra-se em observação.
Orientação
O guarda-vidas de piscina, Júnior Freitas, orienta ainda, que as famílias ao buscarem entretenimento, se informem de locais de lazer onde há Guarda-Vidas de Piscina especializados. Em Santarém, existem apenas cinco profissionais formados e autorizados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Desses, três prestam serviços na AABB.
NOTA AABB
Por Diene Moura
O Impacto