Fé e devoção marcam o 104° Círio de Nossa Senhora da Conceição
Neste domingo (27), após dois anos de adequações por conta da pandemia, o Círio de Nossa Senhora da Conceição volta de forma presencial. Milhares de devotos tomaram as ruas de Santarém com muita fé e devoção nesta 104° edição.
A tradicional missa de envio, celebrada por Dom Esmeraldo Barreto, na Praça Barão de Santarém, deu o início ao traslado. Lá centenas de pessoas, entre eles, os “cordeiros”, que chegam cedo, ainda à noite, para reservar seu lugar, e tomar uma parte junto à corda, um dos principais símbolos da fé.
Durante o trajeto, pés descalços, oração, emoção e o agradecimento por uma graça. São sentimentos inexplicáveis: as lágrimas poderiam exprimir a saudade pela perda de um ente querido ou alegria pela recuperação da saúde, o alento por um novo emprego ou pela conquista de uma casa e nova perspectiva de vida.
Além dos promesseiros, fiéis manifestaram amor e carinho através da doação de água aos que passavam seguindo a imagem da Imaculada Conceição. As homenagens foram marcadas ainda pela tradicional queima de fogos de artifícios em frente ao Sindicato dos Estivadores.
Veja alguns registros:
Por Diene Moura
O Impacto com informações da PMS
Fotos: Arquidiocese de Santarém