Unidades de Saúde de Santarém recebem medicamentos contra a Covid-19
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), recebeu 1.950 caixas do medicamento Paxlovid, uma combinação dos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir (NMV/r), para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus SARS- CoV-2, visando reduzir o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19.
O medicamento, produzido pela Pfizer, foi desenvolvido para ser administrado por via oral. Estão aptos a receber a medicação pacientes que se enquadrem nos seguintes critérios:
– Imunossuprimidos com 18 anos ou mais;
– Pessoas com 65 anos ou mais.
– Ter covid-19 confirmada por teste rápido de antígeno ou por teste de biologia molecular.
– Estar entre o 1 o 5 dia de sintomas.
– Apresentar quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave).
– Não requerer oxigênio suplementar.
O médico infectologista do HMS, João Assy, destaca a eficácia da medicação. “Esse tratamento é indicado para pessoas que estejam na fase inicial dos sintomas e visa evitar a evolução da doença nos grupos de maior risco. Um aspecto muito positivo é porque reduz em até 90% as chances de internação”
A médica clínica geral da Unidade de Síndrome Gripal (USG) da Nova República, Yilent Reyna Rojas, frisa que a medicação não é indicada para prevenir a Covid-19, mas sim para tratar pessoas que já estão doentes. “O tratamento é específico para tratar pessoas positivadas para a COVID-19 e que se enquadrem nos critérios exigidos. Ainda mais porque o tratamento tem efeitos colaterais que apesar de leves são incômodos, como tontura, diarreia e dor abdominal”
Distribuição da medicação em Santarém
No início do mês de dezembro, a vigilância epidemiológica recebeu 1.950 caixas do medicamento Paxlovid. Já foram distribuídas 510 caixas para o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 H, e Unidade de Síndromes gripais (USG) da Nova República.
Para que o paciente tenha acesso ao tratamento, ele deve buscar atendimento pelo SUS nos seguintes pontos: Unidade Básica de Saúde(UBS), Unidade de Síndrome Gripal(USG),UPA e Hospital. Ele deve fazer o teste de covid-19, se der positivo receberá uma avaliação clínica, caso o médico entenda que o paciente se enquadra nos requisitos exigidos, o profissional vai prescrever o tratamento e já vai entregar a medicação para cidadão.
A coordenadora da vigilância epidemiológica da Semsa, Ana Cleide Serrazin, ressalta que a medicação só é fornecida após avaliação e prescrição médica. “Nos mandamos os medicamentos conforme a demanda das nossas unidades de saúde. Lá o médico avalia e receita o tratamento, caso necessário”
O tratamento visa atender toda a população que se enquadre nos requisitos. Como explica a coordenadora da Epidemiologia. “O objetivo do tratamento é atender toda população que precisa, tanto os pacientes da rede pública quanto da rede privada. Por exemplo, digamos que você tem plano de saúde, foi em uma clínica particular, positivou para COVID-19 e o médico de lá receitou o tratamento, você leva as duas vias da receita médica em uma das nossas unidades de saúde e receberá a medicação”
Aonde vou para receber avaliação clínica para o tratamento?
• Unidade de Saúde Descentralizada 24h Nova República, fica localizada na Av. Tancredo Neves, próximo a Praça do bairro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e das 19h às 23h, e aos finais de semana de 8h às 23h.
• Unidade de Saúde Descentralizada 24h Santarenzinho, fica localizada na rua Elizander Nogueira, 610, Santarenzinho, atende apenas nos finais de semana, das 8h às 23h.
• Unidade de Pronto atendimento (UPA) 24 horas, localizada na Avenida Curuá-Una, S/N, no bairro São José Operário, atende de à população todos os dias da semana, 24 horas.
Serviços ofertados pelas unidades:
• Acolhimento ao Paciente
• Verificação de Pressão Arterial
• Verificação de Temperatura
• Verificação de Saturação e Batimentos cardíacos
• Consulta Médica
• Notificações
• Liberação de Medicações
• Testes Rápidos contra covid-19: RT/PCR e Antígeno