Pronto Socorro Municipal atenderá somente pacientes com risco iminente de morte
No ano de 2023 uma das missões estabelecidas pelos diretores que compõem o Comitê Gestor do Hospital Municipal de Santarém, Pronto Socorro Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h é constituir novos fluxos de trabalho para que cada unidade atue de forma independente, sem deixar de se comunicar e se interligar no sentido de completar todo ciclo de tratamento que o paciente necessita. Entre os objetivos dessa mudança, está o de tornar o PSM uma unidade que atenda exclusivamente casos de urgência e emergência.
Cada unidade tem um perfil diferente de atendimento ao usuário, por isso, é necessário que o processo de trabalho aconteça de forma independente para que a equipe consiga finalizar todo acolhimento de forma eficiente e ágil.
“O que ocorria é que como o HMS atendia como uma espécie de matriz muitos processos administrativos e assistenciais não eram finalizados de forma qualificada”, esclareceu a presidente do Comitê Gestor, Greyce Gomes.
Modelo de atendimento no PSM
O PSM passará a atender somente pacientes com risco iminente de morte. Esse paciente será acolhido, estabilizado e em seguida a equipe médica identificará a hipótese diagnóstica para determinar o tipo de tratamento. Com essa definição, o doente poderá ser transferido para UTI ou para uma das clínicas do HMS. Isso faz com que cada equipe comece e encerre o atendimento no prontuário eletrônico de forma mais organizada.
“Todo esse trabalho está sendo construído com a nossa equipe multiprofissional para que em breve seja colocada em prática”, enfatizou a presidente.
Perfil de atendimento da UPA
A UPA tem o perfil de atendimento para pessoas acometidas por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e pode prestar o primeiro atendimento aos casos de urgência e emergência, realizando a investigação inicial, para que seja definida a conduta necessária de cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento no Hospital Municipal.
Quando procurar a UPA?
O médico cirurgião geral, Dr. Vinicius Savino, ressalta sobre a importância de procurar a UPA para casos clínicos e/ou as UBS’s para casos leves.
“Exemplos de serviço na referida unidade, falta de ar/dificuldade para respirar, convulsões, vômitos ou diarréias que não param, vômitos, dor abdominal, de moderada a grave, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, queda súbita de pressão, elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMH, dor aguda, alergia severa, dor e inflamação nos dentes, entre outros”, detalhou.
Desta forma, será possível ter uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com cada perfil de atendimento bem estabelecido. No entanto, para que seja possível dar mais celeridade, qualidade e humanização é importante que a população entenda o tipo de acolhimento do HMS, PSM e UPA.
“Quando alguém procura o PSM, sem estar em situação de urgência e emergência desacelera alguns serviços e pode tirar aquela atenção mais presencial e personalizada a cada paciente”, finalizou a presidente.
Outros métodos adotados para a população
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), adotou outra estratégia para dá qualidade ao atendimento na saúde da população do município.
Com o intuito de agilizar e diminuir a fila de espera de consultas e procedimentos de média e alta complexidade, criou um fluxo de entrega das requisição médicas que estabelece as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os Centros de Referência como pontos exclusivos para o protocolo, medida começou a vigora a partir de segunda-feira (09/1). Dessa forma, o paciente não precisa se deslocar até a Semsa.
A coordenadora da Central de Regulação da Semsa, Dorliete Ferreira, explica como vai funcionar o novo fluxo.
“A requisição vai ser entregue nas UBSs ou nos Centros de Referência. Lá, o enfermeiro da unidade protocola e classifica conforme as prioridades, se é de urgência ou não. Às sextas-feiras, a documentação é encaminhada para a Central de Cadastro do Paciente (CCP), localizado no térreo da Secretaria de Saúde. Nesse setor, os pacientes são cadastrados no sistema e entram na fila de espera. Em seguida, é realizado o agendamento aos serviços de média e alta complexidade.”
Lauro Corrêa, chefe da Rede de Atenção à Saúde (RAS), explica que antes desta medida, o protocolo só era feito na recepção da Secretária de Saúde.
“O cidadão precisava se deslocar, tendo gasto financeiro. Agora com a mudança no fluxo, ele faz tudo exclusivamente nas UBS’s ou nos Centros de Referência. Na recepção da Semsa funcionará a emissão do cartão SUS e do Auxílio Brasil”.
A titular da pasta da Saúde, Irlaine Figueira, enfatiza o objetivo da mudança. “Essa é mais uma estratégia para melhorar os serviços prestados, tendo em vista que esse novo fluxo facilita o acesso do usuário. Além disso, ajuda na organização da fila de espera da demanda reprimida dos serviços de média e alta complexidade do município de Santarém.”
Central de Regulação
É o setor responsável por agendar exames e consultas médicas de média e alta complexidade, além de realizar o gerenciamento das vagas de leitos. A equipe da Regulação faz o cruzamento de dados, entre as solicitações recebidas e as vagas ofertadas por cada unidade de saúde, conforme o perfil de atendimento das clínicas e hospitais conveniados na rede do SUS e, assim, encaminha o usuário para a unidade de saúde que melhor atenda a sua demanda.
O Impacto com Agência Santarém