Santarém é pioneira na informatização da educação no Pará
Santarém é a primeira cidade no estado do Pará a receber o sistema ID. Um sistema inovador de informatização de serviços educacionais, que será implantado, gradativamente, nas escolas da rede municipal. O lançamento aconteceu, nesta sexta-feira (20), nas dependências da Escola Maria Amália, no bairro Mapiri. Ela será a primeira escola da rede, onde o novo sistema será instalado.
A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva, professores, pais de alunos e demais autoridades.
O projeto está em fase de implantação e para que ele comece a funcionar, várias adequações devem ser feitas nas escolas, como a implantação de sistema de internet e instalação de computadores.
“Nessa fase, nós estamos efetuando a compra de dois sistemas, um de protocolo e outro de gestão. Isso vai revolucionar o acompanhamento escolar dos nossos alunos, pois tudo referente à documentação passará pelo sistema, bem como a vida escolar deles, além do acompanhamento de indicadores.
Vamos reduzir custos com papel, com deslocamentos de professores, já que tudo poderá ser feito na própria escola, através de computadores”, ressalta a titular da pasta da Educação.
Sandro Bio, diretor da empresa responsável pela implantação do sistema, afirmou que a parceria com a Prefeitura de Santarém é um grande passo, um diferencial no acompanhamento e na execução da educação do município.
“Sem dúvida, esse sistema é um grande passo tecnológico para a educação de Santarém. Todos serão beneficiados: alunos, professores e pais. O acompanhamento será feito por meio de um aplicativo direto no celular”, informa.
O prefeito Nélio Aguiar aponta que Santarém sai na frente como município pioneiro na informatização deste sistema no Pará. “Isso só comprova o compromisso que temos com a educação. Com isso, teremos um acompanhamento bem mais prático, bem mais transparente, econômico e inovador.
Nosso empenho e nossa dedicação são pelos avanços cada vez maiores na área”, destaca Nélio.
Frequência escolar facial
Trata-se de uma solução moderna, prática e dinâmica em que os alunos não precisam mais responder a chamada feita pelos professores, pois assim que chegam à escola registram a presença por meio de um leitor de reconhecimento facial, economizando tempo e gerando redução no consumo de papel.
Quando o aluno falta, a solução envia um SMS, push e e-mail para os pais ou responsáveis, o que garante maior tranquilidade às famílias.
A iniciativa pretende melhorar o acompanhamento dos alunos que, efetivamente, frequentam as escolas e, assim, combater o problema da evasão escolar, além de assegurar mais segurança para os pais ou responsáveis.
A solução proporciona ao gestor público não só melhores condições de planejamento, como também de intervenção imediata nas escolas que apresentem baixos índices de frequência.
O Impacto com informações PMS