DIREITO DE RESPOSTA
Citada na matéria intitulada “Belterra – Agricultores denunciam destruição de plantação e desmatamento por empresa”, a SUNfarming do Brasil, vem a público esclarecer:
1) As obras iniciaram em janeiro de 2023 numa área de 65 hectares, licenciada pela Prefeitura Municipal de Belterra, por meio da Lei n.º 421/2022.
2) A licença ambiental de limpeza exigida por Lei foi obtida pela SUNfarming, que já está trabalhando há dois anos com a Prefeitura. A finalidade não é desmatar nem prejudicar os produtores locais. Pelo contrário, é um projeto socioambiental, que tem o principal objetivo de preservar e recuperar as áreas degradadas e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Portanto, temos como guia a sustentabilidade, a educação, combate ao analfabetismo, erradicação da pobreza, e, principalmente, a inclusão de comunidades locais, povos originários, indígenas e quilombolas.
3) Para recuperação e desenvolvimento desta área, o projeto prevê investimentos de 40 milhões de euros (cerca de 270 milhões de reais), com geração de até 1 mil empregos diretos e indiretos em Belterra.
4) Importante esclarecer, que a utilização dos tratores é para limpeza da área degradada, não tem nada a ver com desmatamento. Contratamos uma empresa local, assim como vamos fazer com todas as nossas necessidades e serviços. Não tem nenhuma relação com a Prefeitura ou ente público.
5) Estamos atuando no Brasil em cinco regiões, a partir do município de Belterra, localizada no coração da Amazônia brasileira, numa área degradada.
6) A SUNfarming do Brasil é uma empresa brasileira, subsidiária da SUNfarming Group GmbH alemã, com 36 anos de atuação em 12 países da Europa, Oriente Médio, África e Ásia, com objetivo de desenvolver projetos socioambientais(inclusão social, inclusão digital, coleta seletiva de lixo, educação ambiental, dentre outras), com tecnologia de ponta para descarbonização das cidades e campos, conforme pesquisas de renomados cientistas na Alemanha e no Brasil. Criamos fazendas agro solares para produção de alimentos, energia, educação e bem-estar, desenvolvemos a produção de energia limpa, de alimentos orgânicos e ervas medicinais, além de formação profissional gratuita.
7) Enfim, destacamos que trabalhamos conforme as normas do Ministério Público e as Leis Socioambientais Brasileiras.
SUNfarming do Brasil
Para mais informações ou esclarecimentos segue o nosso e-mail para o público:
Info@sunfaming.com.br