Membros da delegação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns ficam feridos após acidente na BR-163, no Mato Grosso
No início da madrugada de domingo (19), membros da delegação do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), ficaram feridos após o ônibus onde estavam capotar na BR-163, no estado do Mato Grosso.
Segundo informações do CITA, no ônibus havia 40 indígenas de 14 povos que compõe a região do Tapajós. A delegação retornava de Brasília. Ao passarem por SINOP, o veículo capotou, a maioria sofreu ferimentos leves, mas existem dois, inclusive, um idoso em quadro clínico considerado delicado. Desses, um está internado e outro passará por cirurgia no hospital de Sinópolis.
De acordo com fontes ligadas ao Jornal O Impacto, outras vítimas após atendimento foram levados para o hotel e afirmaram que não deixarão o local para virem para Santarém, pois não pretendem deixar os indígenas no hospital de Mato Grosso.
A vontade é que seja disponibilizado um transporte para trazê-los para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Posteriormente, o Prefeito Nélio recebeu uma ligação e entrou em contato de imediato com o Governador Helder Barbalho para tomar as medidas cabíveis.
As equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém já estão de prontidão para receber os feridos que forem transferidos.
As lideranças em novo post nas redes sociais pedem ajuda para compra de roupas, cobertores, casacos, toalhas, material de higiene (escovas, creme dental, sabonete), álcool em gel, papel higiênico, água mineral e calçados. Infelizmente, com o acidente muitos pertences e materiais foram perdidos.
Para doações via pix:
94519358272 (Auricélia dos Anjos Fonseca) ou 93991522655 (Arlisson Alexandre da Mota).
Matéria atualizada às 17h04.
Por Diene Moura
O Impacto
Foto: Reprodução CITA