Empresário, não dilapide seu maior patrimônio!

Por Edmundo Baía Júnior*

“O dinheiro não aceita desaforo”. Você já deve ter ouvido essa frase, que em poucas palavras, diz muito.

Mas se o dinheiro não aceita desaforo, por que o cliente tem que aceitar?

É essa reflexão que almejo com esse texto.

Por incrível que pareça, ainda temos empresários e lideranças, que não entenderam que o cliente/consumidor é o maior patrimônio da organização.

Em qualquer estratégia empresarial, é o cliente que deve ser priorizado, sob qualquer circunstância, já que é o dinheiro deste relacionamento que fará a empresa se manter e expandir. Parece óbvio! Mas continuarei mesmo assim…

Hoje, uma gestão empresarial que não contenha como premissa o estudo do comportamento do consumidor permanecerá vivendo as intempéries das circunstâncias.

Antes da pandemia, iniciei a construção da minha residência, e precisei comprar alguns itens, entre eles, 10 sacos de cimento.

A execução da obra não estava planejada para ser contínua, uma vez que o construtor a faria por etapas. Portanto, naquele momento, não havia necessidade de comprar todo o material, conforme o orçamento do projeto.

Então, fui até uma loja famosa da cidade, daquelas que anunciam diariamente na televisão, com propaganda chamativa, recheada de imagens coloridas e com direito até mesmo a barulho de explosão e locutor desvairado gritando.

Imagine para minha surpresa, quando o gerente informou que, com aquela quantidade, a loja não poderia realizar a entrega. “Norma da empresa!”

Aqueles 10 sacos de cimento era um percentual mínimo do necessário para a obra toda. Portanto, a empresa perdeu, naquela ocasião, oportunidade de novas vendas.

Vender só por vender, não traz sustentabilidade.

Precisamos entender que o processo de venda é sinônimo de relacionamento.

E não é questão de preço, mas sim de valor.

Empresário, proteja o seu maior patrimônio, não o dilapide.

Se você valoriza o cliente, essa relação será duradora.

Mas essa proteção precisa ir além do discurso. Que possamos entender que não existe maior publicidade do que o cliente satisfeito, especialmente em época de redes sociais.

Portanto, priorize o investimento no treinamento dos colaboradores. Use e abuse das pesquisas junto ao seu público-alvo.

Ressalto! Não é treinamento por treinamento. Treinar só por treinar.

Note que falei INVESTIMENTO, e assim deve ser estruturado, para que traga RETORNO.

Mas isso é tema para outro artigo.

 

*Repórter de O Impacto, Bacharel em Administração de Empresas, com Pós-graduação em Gestão de Negócios Digitais e Pós-graduação em Marketing Estratégico Digital.

 

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