Obra da Semap beneficia 225 famílias na Costa do Tapará
O sonho de ter água potável já é realidade para 225 famílias da comunidade Costa do Tapará, localizada na região de Várzea, com o novo sistema de abastecimento construído pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). A obra, uma antiga demanda da população local, foi entregue oficialmente na noite de quarta-feira, 8, pelo prefeito Nélio Aguiar e pelo governador Helder Barbalho. O sistema vai transformar o cotidiano dos moradores que há décadas sofriam com a falta do líquido potável e utilizavam água barrenta do rio Amazonas para os afazeres domésticos, consumo e outras finalidades.
O presidente da Associação Comunitária, Rionaldo dos Santos, afirmou que os moradores agora tem uma nova realidade e agradeceu a agilidade na entrega deste sonho.
“Agora temos água de qualidade e isso foi um compromisso do atual gestor com a nossa comunidade. A única palavra que resume nesse momento é gratidão. Antes, tínhamos que sair de nossa comunidade e ir buscar água em Santana do Tapará, distante 1h de rabeta para poder consumir. Hoje é um dia de festa para todos nós. Uma obra esperada por tantas gerações”, contou.
Em seu discurso, emocionado, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, destacou o empenho de sua gestão em governar para todos. Citou ainda o esforço para a contemplação do sistema de água da comunidade e a chegada das ações do governo às regiões mais distantes.
“A chegada de água potável na região de várzea representa um marco na história do município e, principalmente, para os moradores de Costa do Tapará. A comunidade não possuía sistema de abastecimento de água para atender a população. Os comunitários que até então utilizavam a barrenta água do rio Amazonas para o consumo e realização dos afazeres domésticos, caminhavam longas distâncias para conseguir o líquido no período da vazante. Nos sentimos felizes em mudar esse panorama. Este serviço vai beneficiar diretamente os habitantes, contribuindo para uma vida melhor, garantindo, principalmente, saneamento básico”, disse o prefeito.
O projeto entregue contempla a perfuração de um poço tubular profundo de 150 metros, um reservatório de 40.000 litros, que funcionará com tratamento de água e chafariz. Na obra foram investidos R$ 383.019,94 (recurso do Tesouro Municipal).
A iniciativa do município foi bastante reconhecida pelos moradores que atestam a resolução definitiva do problema que já se arrastava há anos sem solução.
“Ficamos felizes com a implantação desse grande projeto em nossa comunidade. Esse era um dos sonhos antigos dos moradores que agora foi concretizado. Somos gratos ao prefeito Nélio Aguiar”, agradeceu o aposentado Manoel dos Santos, 74 anos.
O titular da Semap, Bruno Costa, lembra do esforço e dedicação do município em levar água de qualidade para a região de várzea.
“Na Amazônia, sabemos que morar às margens do rio não é garantia de ter água com qualidade para o consumo. Comunidades ribeirinhas da região de Várzea que são banhadas pelo rio Amazonas, sofrem com a qualidade da água barrenta. Para mudar esse panorama, o nosso prefeito Nélio Aguiar está implementando vários projetos que estão transformando a vida de quem mora na região ribeirinha. Tão logo, estaremos realizando a entrega de novos sistemas de água em outras comunidades”, informou Costa.
Além do prefeito Nélio Aguiar, do governador Helder Barbalho e do secretário da Semap, estiveram presentes o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, o deputado federal Henderson Pinto, além de deputados estaduais, secretários municipais, vereadores, lideranças e a população local.
O Impacto com PMS