Situação caótica na economia de Itaituba 

Queda nas vendas que ultrapassam 25% e demissão em massa. Esse é o cenário caótico da economia do município de Itaituba e região, resultado das operações contra o garimpo sem opção para o resultado negativo na economia. 

Segundo empresários ouvidos pela reportagem, se nada for feito, a tendência é uma crise sem precedentes na ‘Cidade Dourada’, que vive da produção do garimpo.

Cadê os representantes do povo para encontrar uma solução e amparar quem está necessitando?  

A diminuição drástica de clientes é facilmente observada no comércio, quase totalmente baseado para atendimento de produtos e serviços para atividades garimpeira.  

Sem ter para onde ir, trabalhadores do garimpo e seus familiares acabam permanecendo em condição de rua, dormindo em calçadas e na frente de lojas.  

Outros chegam a invadir casas abandonadas para dormir. 

Sem qualquer perspectiva, os trabalhadores marginalizados acabam se entregando ao vício. Na periferia da cidade, pequenos comércios e bares estão cheio de gente jogando baralho e consumindo bebida alcoólica, às vezes, sem pagar o consumo, causando mais prejuízos aos empresários.  

Não basta apenas destruir os equipamentos, tem que oferecer o direito a ampla defesa, para saber a origem dos valores que serviram de base para adquiri-los.  

 O Impacto

25 comentários em “Situação caótica na economia de Itaituba 

  • 18 de março de 2023 em 03:01
    Permalink

    Vamo todo mundo fazer o L, até o prefeito @rr0mb@d0 que construiu tudo que ele tem hoje, graças aos garimpeiros.

    Resposta
  • 16 de março de 2023 em 13:51
    Permalink

    O garimpo como é feito hoje, em terras indígenas, só é benéfico(para pouco) na ponta final. O garimpeiro é uma mula dos reais beneficiários. A história ensina, é só pesquisar sobre “serra pelada”.
    Liberar, o garimpo, para não “passarem fome” seria o mesmo que considerar nas favelas do RJ o tráfico de drogas como um programa de inclusão social.

    Resposta
    • 20 de março de 2023 em 16:11
      Permalink

      É verdade, garimpo inlegal só serve para enriquecer a a elite enquanto isso os trabalhadores e a cidade tem retorno zero, além da questão ambiental…

      Resposta
  • 16 de março de 2023 em 08:38
    Permalink

    Na verdade alguns desinformados Ficam falando besteira querendo colocar culpa no governo Bolsonaro sem ter conhecimento uma MP em Abril de 2013 no governo Dilma Rousseff (PT) facilitou a comercialização do ouro ilegal no Brasil é só pesquisar seus analfabetos desinformados agora depois de fazer a cagada agora querem consertar mas vai fazendo o L.

    Resposta
    • 17 de março de 2023 em 09:31
      Permalink

      E pq teu presidente de bosta q vc cultua tanto nao tirou? Teve 4 anos p isso seu tonto

      Resposta
  • 15 de março de 2023 em 13:58
    Permalink

    Pessoas que não sabem o que falar fica comentando que aumento de mercadoria tem alguma coisa aver com garimpos

    Resposta
    • 16 de março de 2023 em 14:08
      Permalink

      Famílias dormindo em calçadas ? Eita mentira

      Resposta
  • 15 de março de 2023 em 00:52
    Permalink

    Infelizmente não foi falta de aviso.
    Agora está aí um governo Federal perseguidor se antes estava ruim .
    Agora vai ver os 4 anos de miséria.
    Mas o choro é livre.

    Resposta
    • 15 de março de 2023 em 13:14
      Permalink

      Isso é mentira pra culpar o governo, o garimpo ilegal sempre foi proibido e é crime e fora as consequências que causam a pessoas que dependem da.pesca , contaminação dos rios por mercúrio, um caso grave de saúde. infelizmente muitas pessoas saíram de seus estados atrás de promessas feitas por presarios e políticos que financiavam oa.garimpos. se fosse bom para o povo ninguém estariam nessa situação, infelizmente é a situação da escravidão.

      Resposta
  • 14 de março de 2023 em 23:34
    Permalink

    Deixe o povo trabalhar .revogue tadas as leis ante garimpo o garimpeiro precisa sobreviver ,são seres humanos como nós

    Resposta
    • 15 de março de 2023 em 15:31
      Permalink

      Infelizmente é o que acontecer com cidades que “vivem” de atividades ilegais. Os representantes delitos pelo povo já deveriam a muito tempo estar buscando meios estimular o desenvolvimento de atividades lícitas para que sua população que sustenta os seus mandatos.
      E nem vou citar os vários males socioeconômicos e ambientais que esse tipo de atividade, sob as condições em que é realizada, acaba por levar às regiões onde se estabelece.
      Uma triste realidade é que tem muita gente que lucra com a desgraça alheia.

      Resposta
  • 14 de março de 2023 em 22:42
    Permalink

    Quem faz a lei é o próprio homem .é este que é capaz de revogar o que lhe interessa, qual é o valor do ouro embaixo da terra ? E seu semelhante morrendo de fome ?⁸

    Resposta
  • 14 de março de 2023 em 20:15
    Permalink

    Verdadeiramente colocação aqui a respeito de todo o dinheiro que foi arrecadado esses anos e anos de garimpo ilegal pelo tanto pelo município de Itaituba como pelo Estado do Pará que serviu tanto esse dinheiro que foi gerado por intermédio dos impostos o município e também ao estado e hoje somos abandonados sem valor nenhum sem sequer as autoridades competentes olhar para a situação dos garimpeiro não só dos empresários que tocam garimpo mais dos peão que são aqueles que mais precisam das cozinheira que deixa o seu lar e se aventura para ganhar um pouco mais para poder sonhar de ter uma casa de ter o seu lar dá alimento e educação para os seus filhos por intermédio do ar do trabalho de trabalhar no garimpo e é triste lamentável a gente vê a situação de Itaituba e os demais municípios vizinhos a situação que tá mas mais lastimável vai ficar daqui uns 60 90 dias nós vamos ver vários comércios sendo saqueado entendeu pessoas roubando quebrando porque a fome é doida entendeu talvez nesse momento seja a hora que os governantes os homens público da nossa região vá abrir os olhos e lutar para por esta causa vão chegar a olhar com mais carinho a situação do garimpo verdadeiramente ser garimpeiro não é fácil é uma vida difícil mas quando a gente faz o que gosta a gente faz com amor com carinho com dedicação infelizmente nós agredimos o meio ambiente sim mas não chega nem perto do que foi feito a tragédia de Mariana não chega nem perto da tragédia de Brumadinho entendeu que até hoje tem caso sem soluções e que mesmo que se for recuperar toda aquela área degradada vai levar muitos anos para recuperação se for olhar o estrago que a vale faz na Serra do Carajás o que nós faz é fichinha por que que as pessoas olham para os garimpeiro de uma maneira tão tão violenta vendo nos olhando como b****** como os agressores da natureza e esses casos que eu citei são esquecido é bom a gente refletir a respeito

    Resposta
    • 15 de março de 2023 em 19:11
      Permalink

      A conta um dia chega, de está ruim para esse povo, imagine para os indígenas!!!

      Resposta
  • 14 de março de 2023 em 19:30
    Permalink

    Porquê não fazer a legalização dos garimpos, (pessoa física)?, Provavelmente há interesse financeiro e politico por trás, o que devemos fazer é nas próximas eleições não votar em candidato que esteja ocupando ou já ocupou cargo público, talvez os vencedores se preocupem com o povo.

    Resposta
  • 14 de março de 2023 em 17:15
    Permalink

    De fato os garimpos tem contribuição significativa no município. Mesmo que ilegais, a compra de combustíveis , suprimentos e adquiri serviços impactam a economia local e do Estado. Imagine se tivéssemos garimpos sustentáveis. São quantos municípios no Pará ? Itaituba esta em que posição ? E graças a que ? Há tbm a dúvida de quanto isso pode impactar Santarém, olhando para o número de empresas que abriram filial aqui, sem contar com as empresas de Santarém que tem uma cartela enorme de clientes de Itaituba. Garimpeiro é uma profissão regulamentada, uma pena que muitos foram transformados em bandidos da noite para o dia. Quando criaram áreas de reservas em cima de garimpos, que existiam há tanto tempo que até comunidades ao entorno já tinham, esqueceram das politicas publicas para criação de garimpos sustentáveis. Muitos falam: vamos viver da floresta, Vamos !! Só falta energia, internet e toda infra estrutura necessária, para fábricas de açaí, óleos essenciais e tantas outras opções que temos. Mas essas opções são a longo prazo. Atualmente a atividade garimpeira que direta ou indiretamente paga as contas, leva o arroz e feijão para muita mesas, forma médicos , advogados. Entrega a população a dignidade da pessoa humana. Infelizmente estamos mais que atrasados na construção de politicas púbicas para a criação de garimpos sustentáveis ( e como todo setor mineral, são uma transição) . Há industrias que tem o potencial de poluir tão quanto ou tão mais que os garimpos mas para eles existe : práticas, controle ambiental e sustentabilidade. Nem garimpos sustentáveis e nem politicas publicas para transformar a economia local . Uma pena pq sem arrecadação os funcionários públicos também sofrem. É a triste realidade de viver na Amazônia, cheia de pessoas honestas, trabalhadoras, e marginalizadas pela lacração de quem quer salvar as girafas.

    Resposta
    • 14 de março de 2023 em 21:26
      Permalink

      Infelizmente a realidade dos garimpeiros foi aos poucos se descambando para utilização de métodos de exploração que são completamente desastrosos para o meio ambiente, para a saúde das populações abrangidas e dos próprios garimpeiros. As atividades do garimpo ilegal só trouxeram benefícios reais para os empresários que vivem dele. O restante paga um preço alto e era sim necessário tomar alguma medida para cessar a degradação . Então agora cabe sim aos governantes trazer para os garimpeiros outras oportunidades de trabalho que se enquadrem em princípios da valorização do meio ambiente e sustentabilidade das comunidades

      Resposta
  • 14 de março de 2023 em 12:42
    Permalink

    Falta de conhecimento quem acha que a economia de itaituba gira em torno do garimpo ilegal somente.

    Resposta
  • 14 de março de 2023 em 12:25
    Permalink

    Vejo alguns comentários como falta de conhecimento da problemática que nos envolve, e cabe uma pergunta que insiste por resposta.:
    -De que adianta o preço das mercadorias e bens de consumo baixarem com a quebradeira da economia, se não existe grana para comprar? já que o motor da região para distribuição de renda e emprego girou sempre em torno da produção das atividades garimpeiras?

    Resposta
  • 13 de março de 2023 em 19:54
    Permalink

    Hum. Materia fuleira. O garimpo sô piorou a vida de quem mora em itb. Um preço das coisas nas alturas. Talvz agora o comercio melhore os preços absurdos dessa regiao

    Resposta
  • 13 de março de 2023 em 18:29
    Permalink

    Boa noite Brasil!
    Os garimpos clandestinos sempre foram proibidos rigorosamente por Bolsonaro,
    Só que onde tem mais ouro é em terras indígenas, onde é proibido o uso de garimpeiros, agora mesmo os garimpos legalizados que são poucos, aliás não conheço nem um garimpo legal,
    Legal só pras mineradoras mult nacional e mesmo assim os estragos a natureza é imenso,

    Resposta
  • 13 de março de 2023 em 16:14
    Permalink

    O garimpo ilegal já era para ter sido proibido a mais tempo.No governo Bolsonaro os fiscais do IBAMA E AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO E POLICIA FEDERAL FORAM SubstituídOS .
    A CONSTITUIÇÃO PROÍBE GARIMPO ILEGAL .

    Resposta
    • 13 de março de 2023 em 18:29
      Permalink

      Boa noite Brasil!
      Os garimpos clandestinos sempre foram proibidos rigorosamente por Bolsonaro,
      Só que onde tem mais ouro é em terras indígenas, onde é proibido o uso de garimpeiros, agora mesmo os garimpos legalizados que são poucos, aliás não conheço nem um garimpo legal,
      Legal só pras mineradoras mult nacional e mesmo assim os estragos a natureza é imenso,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *