Vale-refeição dura apenas 11 dias, mostra pesquisa
Segundo pesquisa da Sodexo Benefícios e Incentivos, o vale-refeição do trabalhador brasileiro nos primeiros três meses de 2023 dura apenas 11 dias. São dois dias a menos do que durava ano passado. Essa defasagem é um reflexo direto dos juros e inflação altos, diz a empresa.
O cálculo para o pagamento do vale-refeição é feito para durar 22 dias ao mês, portanto a pesquisa mostra que os trabalhadores têm de pagar do próprio bolso metade das refeições que são feitas no mês.
Segundo a Sodexo, a duração média do vale-refeição antes da pandemia, em 2019, era de 18 dias.
Por mais que empresas de todos os portes tenham aumentado os valores dos benefícios neste início de ano em relação ao ano passado, o dado mostra que o aumento do valor não tem acompanhado o aumento do custo médio das refeições fora de casa.
Diante desse quadro, o brasileiro tem optado por escolhas mais rápidas, mais baratas e menos saudáveis, como lanches e salgados, em substituição às refeições completas.
O valor médio das refeições, segundo Associação Brasileira de Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) é de R$40,64, um aumento de quase 49% em 11 anos.
Um novo levantamento será divulgado em junho desse ano.
O Impacto com informações do G1