Seminfra e Semurb monitoram pontos críticos e atendem transtornos causados pelas chuvas
A Coordenadoria de Defesa Civil e equipes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) estão nas ruas, realizando atendimentos às famílias e serviços em pontos atingidos pelas enxurradas, provocadas pelas fortes chuvas que caíram na cidade na manhã desta terça-feira, 18.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão era de que caísse algo em torno de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Para amanhã, quarta-feira, 19, há 67% de possibilidade de chuvas pela parte da manhã, de acordo com o INMET.
Desde a madrugada, a Defesa Civil está nas ruas da cidade, monitorando os pontos críticos e prestando assistência às famílias que foram afetadas pelas enchentes. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia, as equipes estão trabalhando incansavelmente para garantir a segurança de todos os moradores.
A Defesa Civil atendeu a oito ocorrências de alagamento em casas localizadas nos bairros Matinha, Maracanã, Bela Vista do Juá , Santarenzinho, Jutai e Cohab.
“Volume muito grade de chuvas e casas abaixo do nível das ruas foram atingidas. A gente também volta a pedir a conscientização de não jogar lixo e entulhos nas ruas”, alertou o coordenador Darlison Maia.
A Seminfra está com máquinas realizando serviços emergenciais no Santarenzinho e a Semurb com equipes trabalho garantindo a liberação do sistema de drenagem, por meio do desentupimento de boca de lobos e desobstrução de canaletas.
“Nossas equipes não estão medindo esforços para minimizar os danos e evitar que situações como essa ocorram novamente”, informou Jean Murilo, titular da Semurb.
A Prefeitura, também, está alertando a população sobre as medidas de prevenção para evitar alagamentos e enchentes. É importante evitar jogar lixo nas ruas, não obstruir bueiros e córregos e não construir em áreas de risco.
“A Prefeitura tem agido de forma rápida e eficaz para minimizar os danos causados pela chuva, e a população pode contar com o empenho e dedicação das equipes de atendimento”, finalizou Darlison Maia.
O Impacto com informações da PMS
Imagem: PMS