Instituições de Porto de Moz reúnem com INSS sobre dificuldades enfrentadas por aposentados em relação ao atendimento bancário
No dia 25 de abril de 2023 aconteceu uma reunião na agência do INSS de Porto de Moz, com a presença do Presidente do Sindicato dos Pescadores (SIMDPAPOM), Joana Duarte, e sua equipe, presidente da Associação Comercial, Francisco Paiva, Secretário da Semuts, Jackson, e o gerente do INSS local Bruno, e o gerente do INSS de Santarém, Lucas Machado.
O encontro produtivo, onde o gerente do INSS ouviu as reclamações sobre o péssimo atendimento do posto do Bradesco local, uma vez que o mesmo, não tem recursos para abastecer os correspondentes, para pagar os aposentados e também não tem dinheiro nos caixas eletrônicos.
Paiva falou que os aposentados do interior, chegam a passar três dias esperando. Que teve momento em que emprestou dinheiro para um aposentado comprar comida devido não ter o seu dinheiro no caixa eletrônico, como também nos correspondentes, que dependem dos empresários pagarem boletos e fazer depósito.
“Isso gera uma situação difícil, porque só podemos pagar boletos ou fazer depósito se recebermos o dinheiro para fomentar a economia do município”, disse Paiva.
“O gerente ouviu atentamente nossas reclamações, o qual vai fazer um relatório para mandar para o INSS de Brasília, sendo que já tinha conhecimento através da reclamação do presidente da ACOMOZ, falou que tanto o banco do Brasil já está fazendo essa operação, o Banpará também pode operar. Infelizmente o sistema está bloqueado para fazer essa operação dos aposentados”.
Paiva disse, ainda, que acionará o Superintendente do Banpará, para que o mesmo possa contribuir nesse sentido com os aposentados, assim como o Banco do Brasil está contribuindo.
Joana, presidente SIDPAPOM falou que era necessário também implementar a Caixa Econômica em Porto de Moz, uma vez que para pagar o seguro da pesca de 2.300 associados tem que ir para Altamira, e que quando chega para receber, às vezes, o dinheiro não está completo ou foi haqueado.
O gerente do INSS falou que já tinha conversado com o Banco do Brasil, Banpará e Bradesco. Depois agradeceu a presença de todos.
Além disso, foi ressaltado, por Jackson, da parceria com o INSS local. Bruno também agradeceu a presença de todos.
O presidente da Associação Comercial, Francisco Paiva, agradeceu o gerente por vir a Porto de Moz para ouvir as demandas.
O Impacto
Muito lugares aposentado estão passando dificuldade em tudo e estão enadiplentes devendo farmácia está difícil sobreviver com este salário mínimo pois não é um salário digno de nós Aposentados sobreviver pagar CPFL conta de Água, fazer despesas de supermercado e farmácia comprar comida uma mistura pra pôr na mesa pois nós só comemos já não tá dando pra comprar também como vamos sobreviver nós Aposentados
Parabéns pela atitude! Espero que essa situação se resolva, para que as pessoas que precisam desses serviços não sejam mais tratados com tanta humilhação e descasos.