PM deflagra Operação Dia do Trabalhador em 19 municípios do Pará
A Polícia Militar, por meio do Departamento-Geral de Operações (DGO), deflagrou na sexta-feira (28), a operação “Dia do Trabalhador” em 19 localidades do Pará. A medida visa garantir a ordem pública por meio da intensificação do policiamento ostensivo em seus diversos tipos, principalmente nas áreas de maior mobilização de pessoas devido ao feriado prolongado.
A Operação Dia do Trabalhador, será desencadeada nos distritos de Mosqueiro e Cotijuba, pertencentes à Região Metropolitana de Belém, além de Curuçá, Marapanim, Marudá, Maracanã (Algodoal), Colares, São Miguel do Guamá, Salinópolis, Bragança (Ajuruteua), Barcarena, Abaetetuba, Mocajuba, Cametá, Salvaterra, Soure e Portel e conta com o suporte de 377 policiais militares que atuam na Grande Belém para reforçar as ações ostensivas e preventivas nessas localidades.
Com o deslocamento da população da RMB em direção aos municípios do interior do estado, bem como o seu retorno, a PMPA desenvolverá ações preventivas e repressivas de segurança pública através dos Pontos Base Estratégicos, em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos, além de rondas pelo efetivo ordinário do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), nas rodovias estaduais que dão acesso a alguns dos principais balneários do estado (PA-391/Mosqueiro, PA-124/Salinópolis e PA-483/Alça Viária).
Em Salinópolis, no nordeste paraense, o 44° Batalhão de Polícia Militar (44° BPM), é a unidade responsável por garantir a segurança de turistas e moradores locais. O comandante da unidade, tenente-coronel Alberto, esclarece sobre as principais ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas, na região, desde às 6h do dia 28 de abril e que se estenderão até às 10h do dia 02 de maio.
“Nossa unidade se sente prestigiada por ser contemplada com esse reforço policial com cerca de 90 homens e mulheres que atuam no Comando de Missões Especiais, Comando de Policiamento Ambiental, Quartel do Comando Geral, mikes, enfim, todo o reforço de Belém será empregado em locais estratégicos como orla do Maçarico, Nova orla, praia do Atalaia, vale do Sal, Resort entre outros lugares que concentram grande número de pessoas”, avaliou o tenente-coronel Alberto.
Proteção ambiental em Salinópolis
O Comando de Policiamento Regional VII, através do 44º BPM, implementará ações integradas com outros órgãos de fiscalização estaduais e municipais, em horários e locais definidos pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), conforme Diretriz Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), visando o cumprimento da recomendação Ministerial nº 001/2023-MP 2ª PJ para Salinópolis.
Tendo em vista que há recomendação da proibição de acesso de veículos, a partir do terceiro atalho da praia do Atalaia, que compreende a faixa de areia na Ponta da Sofia, entre os horários de 16h às 8h para garantir a segurança dos filhotes de tartarugas, que saem dos ninhos em direção ao mar, além de ser esse, atualmente, o local em que ocorre a maior concentração de pontos de desova de tartarugas marinhas.
O Impacto com informações da PM