Capes aprova abertura de dois novos cursos de mestrado na Ufopa
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve aprovação para abertura de mais dois cursos de pós-graduação na avaliação publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta quarta-feira, 7 de junho. A previsão é de que sejam ofertadas turmas de mestrado acadêmico em 2024 para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA) e para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).
O PPGAA será vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e realizará dois processos seletivos, totalizando 16 vagas anuais. O Programa é estruturado em duas áreas de concentração: a área de Antropologia Social, composta pelas linhas de pesquisa “Antropologia e povos indígenas” e “Território, corporalidades e políticas da diversidade”; e Arqueologia, composta pelas linhas de pesquisa “Arqueologia e modificação antrópica do ambiente” e “Arqueologia, povos tradicionais e materialidade na Decolonialidade”.
Vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o PPGCA integra a Área de Concentração Ciência Animal e é dividido em duas linhas de pesquisa: “Produção Animal Sustentável e Recursos Naturais na Amazônia” e “Saúde e Biotecnologia Animal na Amazônia”. O Programa deve ofertar 15 vagas por seleção.
Outras três propostas ainda estão em análise pelos Comitês de Área da Capes: Doutorado em Educação na Amazônia, Mestrado em Recursos Florestais e Mestrado em Ciência da Computação, cuja recomendação deve ser divulgada pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior/Capes (CTC-ES) até o final do mês de junho.
O Impacto com informações da Ufopa