Usina da Paz de Santarém oferecerá mais de 80 serviços gratuitos além de políticas de assistência social

O aniversário de 362 anos de Santarém foi marcado pela assinatura da Ordem de Serviço por parte do governador Helder Barbalho para a construção da Usina da Paz, a primeira na região do Baixo Amazonas. A Usina de Santarém seguirá o modelo das usinas anteriores, buscando implementar um novo conceito de segurança pública e cidadania. Serão mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

“Que felicidade poder, no dia do aniversário de Santarém, iniciar as obras da Usina da Paz. Esse projeto fantástico, um equipamento público de cidadania que trará a transformação social para esta região da cidade, trazendo a experiência que tem dado certo onde já implantado e fazendo com que a cidadania seja o caminho para redução da criminalidade. É isto que a Usina da Paz se propõe”, informou o governador Helder Barbalho.

A localização estratégica da Usina da Paz será em um terreno doado pela Prefeitura de Santarém, situado na Avenida Pirelli, próximo à Rodovia Fernando Guilhon. A responsabilidade pelas obras ficará a cargo da empresa Alcoa, por meio de um termo de cooperação.

Edna Mara, moradora de Santarém desde que nasceu, expressou sua felicidade com o anúncio. “Estamos ansiosos para que a Usina da Paz seja construída o mais rápido possível. Essa iniciativa vai trazer melhorias em diversas áreas e ajudar a combater a violência em nossa cidade. É uma conquista para todos nós”, pontuou.

A Usina da Paz seguirá o modelo das usinas anteriores, buscando implementar um novo conceito de segurança pública e cidadania. Serão oferecidas uma ampla variedade de ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Essa iniciativa visa atender não apenas a população de Santarém, mas também dos municípios vizinhos, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos.

Diversos serviços interdisciplinares serão disponibilizados, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros. Os moradores terão acesso facilitado a atendimento médico, odontológico e psicológico, além de consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. É importante destacar que todos esses serviços serão oferecidos de forma gratuita, visando ampliar o acesso da população aos cuidados essenciais.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a obra vai dinamizar a assistência social no município. Ele relembra que é mais um pedido atendido pelo governador Helder que vai beneficiar a população.

“A Usina da Paz nasce fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santarém, mais um pedido ao governador Helder que nos atendeu de imediato. Nossa solicitação foi realizada logo que o projeto nasceu e felizmente foi atendida, sendo a primeira da região do Baixo Amazonas. A Usina será um marco dentro da nossa política de assistência social, que avançou bastante nesses últimos anos. Ganha toda a população santarena”, destacou o prefeito Nélio Aguiar.

A expectativa é que a construção da Usina da Paz traga não apenas melhorias nos serviços oferecidos, mas também uma mudança positiva na qualidade de vida dos moradores de Santarém e região. Com a entrega desse complexo multifuncional, a cidade dá um passo importante rumo ao progresso e ao fortalecimento da cidadania.

Além dos benefícios diretos para os moradores, a chegada da Usina da Paz também promete impulsionar a economia local. A construção do complexo multifuncional irá gerar empregos na região, movimentar o comércio e estimular o turismo, uma vez que Santarém se tornará um polo de referência para a prestação de serviços públicos de qualidade.

Usinas da Paz

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.  São mais de 80 serviços gratuitos, além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

Os complexos são voltados para a prevenção à violência, à inclusão social e ao fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais:

1. Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura.
2. Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária.
3. Habitação, regularização fundiária e urbanização.
4. Saúde, esporte/lazer, assistência social.
5. Tecnologia e inclusão digital.
6. Meio ambiente e sustentabilidade.
7. Mediação de conflitos e prevenção à violência.

 

O Impacto com informações da Agência Pará
Imagem: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *