Ação coordenada pela prefeitura de Santarém realiza a 3ª missão de saúde na região de várzea
A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros realiza a 3ª missão na região de várzea do Aritapera e Urucurituba, de 14 a 17 de julho. Dispensação de medicamentos, consultas médicas, odontológicas e ambulatoriais estão entre os serviços que serão ofertados. O diferencial dessa viagem é a gama de especialidades médicas disponíveis, tais como: geriatria, pediatria, ginecologia, além dos atendimentos com os clínicos gerais. A previsão é realizar 1000 atendimentos para 22 comunidades.
A ação é coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)/Assessoria de Rios/ Central Farmacêutica/ Setor de Transporte, em parceria com o projeto Abarcar da ONG Médicos do Mundo, que somará esforços, disponibilizando mais 34 voluntários, dentre eles médicos, enfermeiros, biomédica, médicos veterinários e estudantes de medicina. Além disso, a expedição conta com apoio do vereador Alexandre Maduro.
Essa viagem faz parte do planejamento da Atenção Primária à Saúde. A Unidade Fluvial Ailton Barros, ainda esse ano, fará mais três rotas na respectiva região. A assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil, agradece o apoio dos parceiros na expedição.
“Agradecemos as parcerias que estão nos auxiliando nessa missão. As viagens que geralmente duram em torno de 10 a 12 dias, dessa vez vai ser feita em quatro, devido o apoio do projeto Abarcar, que vai disponibilizar mais 34 voluntários. Seguimos firmes e fortes levando saúde à população ribeirinha que tanto precisa. Com essas parcerias somamos forças para tornar o SUS cada vez mais efetivo”.
“O Abarcar foi idealizado para a população ribeirinha com intuito de atender suas necessidades e carências. Hoje estou muito feliz em voltar a minha origem e poder concretizar esse sonho, com toda equipe que abraçou essa causa!”, relata o coordenador do projeto Abarcar, Josué Andrade Martins.
Cronograma da viagem
Dia 14 – São Ciriaco, Igarapé do Costa, Campos Aramanai, Urucurituba, Piracaoera de Cima e Piracaoera de Baixo.
Dia 15 – Cabeça D’onça, Quilombo Surubiaçu, Ponta, Centro e Praia do Surubiaçú, Costa do Aritapera, lha de São Miguel, Mato Alto e Correio
Dia 16 – Água Preta, Centro Aritapera, Enseada do Aritapera e Carapanatuba
Dia 17 – Boca de Cima do Aritapera e Santa Terezinha.
Unidade Fluvial Ailton Barros
A Unidade Ailton Barros foi entregue pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em 29 de julho de 2020. A UBSF é uma embarcação que comporta Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), equipadas com materiais, mobiliário e ambientes necessários para atender a população de rios.
Atualmente, Santarém conta com três UBSF’s em atuação: o Abaré I, o Abaré II e o Ailton Barros.
Sobre o projeto Abarcar
O Abarcar, fundado em 2021, é um projeto da ONG Médicos pelo Mundo. Sendo uma iniciativa humanitária estudantil direcionada à prestação de serviços de saúde, por meio de um atendimento multiprofissional às pessoas em situações de vulnerabilidade ou afetadas por crises humanitárias, desenvolvendo ações de prevenção e cuidado aos pacientes.
Atualmente, tem três grandes frentes: Educação e Esperança, pelo qual leva capacitação nos temas de saúde mental e primeiros socorros para os funcionários do Arsenal da Esperança, uma casa de acolhimento aos moradores de rua em São Paulo.
One World, que atende refugiados, principalmente os afegãos que estavam no Aeroporto de Guarulhos (SP), levando atendimento médico e entretenimento. E o Abarcar nas Águas visa levar ações médicas e sociais com recorrência para a região de várzea e do Tapajós.
O Impacto com informações da PMS
Imagem: Divulgação/PMS