Fundador do WikiLeaks é preso, diz polícia britânica
O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi preso, informou nesta terça-feira (7) a Polícia Metropolitana de Londres.
A prisão ocorre por conta de uma ordem emitida na Suécia e válida na Europa. O australiano Assange, de 39 anos, é acusado de crimes de abuso sexuais, ocorridos em agosto naquele país. Ele nega as acusações.
Ele é o centro de uma polêmica mundial depois que seu site, especializado em vazar documentos secretos, começou a vazar mais de 250 mil correspondências diplomáticas norte-americanas, o que gerou críticas de governos de todo o mundo, liderados pelo norte-americano.
A polícia londrina informou em comunicado que Assange foi preso por volta das 9h30 locais (7h30 do horário brasileiro de verão), em uma delegacia de Londres.
Um de seus advogados havia informado na véspera que Assange iria se apresentar às autoridades britânicas.
Ele deve comparecer a um tribunal local ainda nesta terça para prestar depoimento. Assange deve ser extraditado para a Suécia para responder ao processo.
Saiba quem é Julian Assange
- Natural de Townsville, Austrália
- 39 anos
- Jornalista, programador e hacker, formado em física e matemática
2006
- Funda o WikiLeaks, site especializado em vazamentos de documentos confidenciais
2007
- Revela documentos sobre detenções na Guantánamo
2010
- Revela documentos dos EUA sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão
- Começa a revelar mais de 250 mil correspondêcia diplomáticas americanas. Interpol emite ordem de prisão por suspeita de estupro e agressão sexual
Do G1, com agências internacionais