Penúltimo final de semana de julho apresenta redução de 30% nos crimes violentos no Pará
Foram reduzidos em mais de 30%, a quantidade de Crimes Violentos Letais e Intencionais ocorridos no Pará durante o penúltimo final de semana das férias escolares no Pará. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) esta semana. Outra redução foi nos roubos, que caíram 41%, e os furtos também reduziram: 31,5% a menos. A pesquisa comparou os dias 21 a 24 de julho com o mesmo período em 2022.
Em 2022, foram registrados 34 casos de Crimes violentos, enquanto que no mesmo período deste ano, o número baixou para 23 casos. Quanto aos crimes de roubo, foram registrados 579 casos no ano de 2022, já em 2023 foram computados 341 registros do crime em todo o estado. Em relação aos furtos, foram computados 865 ocorrências no ano de 2022. Em 2023 esse número caiu para 592 casos em todo o estado.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca os números positivos para o período e reforça a atuação integrada dos órgãos de segurança para manter os índices de criminalidade reduzidos durante o verão paraense.
“Sabemos que esses últimos finais de semana são os de maior fluxo de pessoas nas praias e balneários e isso demanda um maior planejamento dos órgãos de segurança para que a população possa aproveitar o período de férias com segurança. Conseguimos redução nos Crimes Violentos e ainda nos roubos e furtos, o que mostra que todo o planejamento montado para a Operação Verão 2023 está sendo executado com efetividade pelos òrgãos do Sistema de Segurança que atuam de forma integrada, o que fortalece ainda mais nossas ações para que a população possa curtir o verão paraense com tranquilidade”, disse Ualame Machado.
As ações da Operação Verão permanecem até a próxima segunda-feira (31), com ações ostensivas e preventivas, fiscalização e combate à poluição sonora nas mais de 90 localidades do estado onde a operação está sendo realizada.
Produtividade – As ações realizadas pelos órgãos de segurança integrados foram computadas por meio da Plataforma Integrada de Segurança Pública (PISP) coordenada pela Secretaria-Adjunta de Gestão-Operacional (Sago) da Segup, que reúne e consolida a produtividade de cada órgão. Da última sexta-feira (21), até o última segunda-feira (24), foram registradas no Estado um total de 21.262 abordagens, sendo destas: 14.831 a transeuntes; 1.090 veículos; 4.971 a motociclistas; 201 em ônibus; e 169 em embarcações fluviais.
Desde o início da operação, em 30 de junho, até este último final de semana, foram efetuadas ainda 469 prisões, 48 mandados de prisão e realizados 1.843 Boletins de Ocorrência, além da apreensão de mais de 22.482 quilos de entorpecentes. As equipes fiscalizaram também, 865 estabelecimentos, incluindo 652 bares e restaurantes.
Desses estabelecimentos, 192 foram intimados para regularização e sete foram fechados. As forças de segurança atuaram também em 363 chamados provocados por poluição sonora.
Agentes da Polícia Civil e do Departamento de trânsito (Detran) atuaram de forma ostensiva nas ações de prevenção, fiscalização e orientação do trânsito e vias, por meio da Operação Lei Seca. até esse final de semana foram realizadas 75 prisões por alcoolemia.
Agentes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil realizaram 39.604 orientações e advertências. Foram registrados ainda 783 acidentes causados por animais aquáticos; 50 afogamentos e 165 crianças localizadas.
A Polícia Científica do Pará realizou 55 exames de balística, 166 de perícia veicular e 285 análises em drogas e situações de abuso.
O Impacto com informações da Agência Pará
Imagem: Divulgação/Segup