Em jogo morno, Palmeiras administra vantagem e pegará Boca Jrs. na semifinal da Libertadores
O Palmeiras administrou a grande vantagem que tinha e ficou no zero a zero com o Deportivo Pereira-COL no Allianz Parque. O resultado foi suficiente para avançar às semifinais da Libertadores pelo quarto ano consecutivo, já que o alviverde havia vencido a primeira partida por 4 a 0 em Pereira, na Colômbia.
Agora o Palmeiras enfrenta o Boca Juniors-ARG. Os Xeneizes derrotaram o Racing após disputa de pênaltis no duelo argentino das quartas de final.
A primeira etapa espelhou a vantagem ampla no placar agregado, e pouco teve agressividade por parte do Palmeiras em busca do placar. Apesar de chances esporádicas, o time escalado numa formação com três zagueiros viu o Deportivo Pereira ter as oportunidades mais claras. Abel promoveu mudanças no time, testou novas composições dentro do 3-5-2 que armou, mas não conseguiu empolgar a torcida palmeirense na fria noite paulistana de quarta-feira em momento nenhum.
Nova formação, mesma superioridade
A torcida do Deportivo Pereira lotou o setor designado aos visitantes e apoiou o time desde o início. A equipe colombiana, no entanto, percebeu logo de cara a superioridade dos donos da casa. Foram duas espetadas logo aos primeiros dez minutos, com o goleiro Quintana esperto na saída. O mesmo aconteceu na chance mais clara do início, com bola esticada para Flaco López, que saiu cara a cara e finalizou com a perna esquerda para defesa.
Perigo colombiano
O Deportivo Pereira até tentou devolver as chances, mas sempre de longe, como no chute de Balboa aos 22 minutos da primeira etapa. O Palmeiras esbarrava na própria falta de “senso de urgência”, afinal, o resultado era tranquilo, com quatro gols de vantagem. Não à toa, aos 33, o Deportivo Pereira chegou com muito perigo em duas finalizações à distância. No contra-ataque, Bocanegra finalizou com a direita da entrada da área e Weverton fez bela defesa. Logo no rebote, Rodríguez pegou de primeira para nova ótima defesa do goleiro palmeirense.
Em outra bola, aos 43, o Deportivo Pereira quase abriu o placar. O cruzamento veio do meio de campo, Murilo perdeu na disputa aérea e Zuluaga finalizou desequilibrado nas mãos de Weverton. Na sequência, quase o Deportivo chegou novamente! Aos 44, Angelo Rodríguez fez um “salseiro” pela esquerda, driblou três jogadores e finalizou com força na trave de Weverton. O goleiro ainda viu a bola tocar nas costas dele e sair.
Resultado feito, jogo morno
O Palmeiras voltou ao segundo tempo com mexidas nas duas laterais, mas com a mesma formação. Bem composto defensivamente, o time pouco ameaçou no ataque. Os primeiros 15 minutos sem novas mexidas de Abel Ferreira andaram de acordo com a definição fiel de “jogo morno”. Nos últimos minutos, o português promoveu as entradas de Endrick e Artur em campo para testar novas dinâmicas de um ataque pouco criativo até então.
Expulsão que pouco mudou o jogo
Aos 30 minutos, Quintero parou contra-ataque em velocidade do Palmeiras, derrubou Endrick e recebeu o segundo cartão amarelo. Foram duas jogadas parecidas do jovem de 17 anos. A primeira chance clara com um a mais veio aos 39 minutos do segundo tempo, quando Mayke desceu com liberdade pela direita e cruzou rasteiro nos pés de Endrick. O jovem chegou finalizando de direita para fora. Gol perdido e fim de jogo sem gols.
O resultado não interfiriu na classificação e o Palmeiras agora terá pela frente o Boca Juniors-ARG como adversário. O hexacampeão da Libertadores levou a melhor contra o Racing em disputa de pênaltis no duelo argentino das quartas de final.
Próximos compromissos
O Palmeiras atualiza o foco para entrar em campo na Neo Química Arena, contra o Corinthians, em Dérbi pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para domingo (27), às 16h (de Brasília). Com Data-Fifa prevista para a semana seguinte ao jogo, o Verdão volta a atuar depois do Dérbi apenas no dia 15, contra o Goiás, no Allianz Parque, pela 23º rodada do Brasileirão.
Fonte: CNN
Imagem: Divulgação/SEP