Prefeito Nélio Aguiar critica a disparidade no financiamento da saúde
Na tarde de terça-feira (5), o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, foi destaque no 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia.
O evento, que teve como tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”, reuniu gestores, trabalhadoras e trabalhadores de Saúde e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde de 2.244 municípios das duas regiões do Brasil.
Durante o congresso, os participantes discutiram os desafios enfrentados pela assistência à saúde e o subfinanciamento crônico que afeta a área. A mesa de debates trouxe exemplos práticos das dificuldades enfrentadas pelos municípios, as disparidades regionais e peculiaridades que impactam a qualidade do atendimento.
O prefeito Nélio Aguiar, que também ocupa a presidência da Federação das Associações de Municípios do Pará (FAMEP), criticou a criação de um programa para transporte de pacientes com base no financiamento de emendas parlamentares. Segundo ele, essa proposta esbarra na dificuldade de custeio para manter o serviço funcionando e pagar pessoal.
Aguiar enfatizou a necessidade de um repasse fundo a fundo para atender melhor às demandas logísticas do transporte de pacientes. “Não dá para encarar o desafio da saúde com esse modelo. Pode transferir as responsabilidades para nós, mas transfira também o dinheiro”, afirmou.
Para ilustrar a disparidade no financiamento da saúde, o prefeito apresentou um dado de 2022, quando Santarém, com uma população de 356 mil habitantes, recebeu entre recursos do MAC (Média e Alta Complexidade) e PAB (Piso de Atenção Básica) apenas R$93 milhões, enquanto para a educação foram repassados pela União R$330 milhões, três vezes mais.
Além de abordar os desafios, Nélio Aguiar aproveitou a oportunidade para anunciar a candidatura do município de Santarém para sediar a próxima edição do Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Em sua fala, o prefeito ressaltou o compromisso da cidade em proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais de saúde das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
“Estamos dispostos a receber todos os gestores de saúde em Santarém para o próximo congresso. Acredito que nossa cidade tem muito a contribuir e oferecer aos participantes deste importante evento. Será uma oportunidade para discutirmos soluções efetivas para os desafios que enfrentamos em nossas regiões e fortalecer a parceria entre os municípios”, afirmou o prefeito Nélio Aguiar.
O 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde foi marcado por debates intensos e pela busca de soluções conjuntas para os problemas enfrentados no setor, fortalecendo o compromisso das lideranças municipais em melhorar a saúde pública nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. (com informações da PMS)
O Impacto