A partir de outubro, PM do Pará usará câmeras corporais nos uniformes
“Estamos iniciando essa capacitação para os agentes da Polícia Militar, para que assim, eles possam conhecer melhor o equipamento e utilizá-lo durante as ações policiais desenvolvidas pela corporação. Com elas não só ampliamos a transparência da atividade policial, mas também garantimos aos nossos agentes, a legalidade das ações do Estado. É muito importante poder fortalecer os mecanismos de atuação da polícia, para que assim, possamos garantir a eles a melhor forma de exercer a sua missão nas ruas tendo a comprovação dos seus atos”, ressaltou o titular da Segup.
No curso, os agentes estão sendo orientados quanto ao uso do equipamento, como a exemplo, a utilização, carregamento, especificações técnicas, e sobretudo, quanto à operacionalidade delas durante as ações policiais, como pontua Leonardo Alves, Supervisor Técnico e ministrante da capacitação.
“Foram disponibilizadas algumas câmeras corporais para que os agentes pudessem manuseá-las durante o curso, para que possam aprender sobre sua funcionalidade, como o uso do botão intencional, a verificação dos vídeos e, ainda, como identificar os vídeos de acordo com a contravenção penal verificada durante a abordagem, a exemplo de uma abordagem quanto ao crime de alcoolemia, onde o próprio policial pode marcar o vídeo com essa identificação, auxiliando para que posteriormente ele possa ser utilizado ou solicitado pela justiça”, falou o ministrante da capacitação.
Estreia será no próximo jogo do Paysandu em Belém
As câmeras corporais utilizadas pelos policiais militares já serão utilizadas durante o próximo jogo do Paysandu, pela série C, que será realizado no dia 01 de outubro, no Mangueirão, e ainda, nas ações de segurança desenvolvidas para o Círio 2023, como ressalta o subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel, Marcelo Mangas.
“O objetivo desse curso é fazer com que eles aprendam a manusear as câmeras corporais, que é uma realidade que nós vamos adotar, inclusive, iniciar os testes a partir do dia 1º de outubro com o jogo do Paysandu pela série C, e posteriormente no Círio de Nazaré. A partir disso, nós vamos começar a operacionalizar as câmeras na rotina do nosso policiamento. O equipamento será muito úteis para todos, pois todas as ações do policial militar serão registradas, e consequente tantos os agentes quanto a sociedade em geral serão beneficiados com essa aquisição”, falou o subcomandante.
Pioneirismo – O Pará é um dos pioneiros no uso das câmeras corporais, inclusive com um processo de licitação sendo finalizado para a aquisição de mais de 3 mil novas câmeras para uso das forças de segurança, destacando-se entre os sete estados do Brasil que já utilizam as câmeras corporais (Body cam) nas ações de segurança, de acordo com o levantamento divulgado pelo monitor da violência do portal do G1.
Fonte: O Diário do Pará