Com superlotação, UPA 24h reforça perfil de atendimento em casos de urgência e emergência
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém reforça seu novo perfil como principal referência para casos de urgência e emergência. Isso inclui situações de risco de morte, como parada cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumas graves decorrentes de acidentes de trânsito e diversos outros quadros considerados graves, tornando crucial um diagnóstico e início de tratamento ágeis, visando a minimização dos impactos.
O enfermeiro Rodolfo Sousa, gerente da UPA, enfatiza que pacientes com quadro clínico não emergencial devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
“Pacientes com sintomas leves, como vômito, dor de cabeça, síndrome gripal, diarreia e dor de ouvido, devem procurar atendimento na UBSs mais próximas de suas residências ou na UBS 24 horas da Nova República”, enfatizou.
Rodolfo reforça que pacientes mais graves, como aqueles com quadro de suspeita de acidente vascular cerebral, infarto, acidente de trânsito ou outros casos considerados graves são o foco do atendimento na UPA 24 horas, neste momento.
Fluxo de atendimento
Devido a suspensão temporária dos serviços no Hospital Municipal de Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um novo fluxo de atendimento:
Atendimento Obstétrico: mulheres grávidas em situação de urgência e emergência devem buscar atendimento no Hospital e Maternidade Sagrada Família.
UPA 24 Horas: A UPA 24 horas é a referência para recepção de todos os atendimentos de urgência e emergência. Os pacientes, após avaliação médica, serão tratados na própria unidade ou encaminhados conforme a necessidade.
Além disso, as UBSs dos bairros estão prontas para receber pacientes com quadros leves, enquanto a UBS 24 horas do bairro Nova República permanece dedicada a atender pacientes de urgência e emergência.
O Impacto com informações da Agência Santarém