REQUERIMENTO DO VEREADOR PENINHA PEDINDO A IMPLANTAÇÃO DE CURSO DE MEDICINA EM ITAITUBA É APROVADO
Na sessão desta terça-feira (23), o vereador Peninha usou a Tribuna da Câmara Municipal de Itaituba para solicitar do Ministério da Educação autorização para que a Faculdade de Itaituba (FAI) implante o Curso de Medicina. No seu pronunciamento, o edil itaitubense alega que o processo solicitando a implantação deste curso na faculdade já está protocolado no Ministério da Educação.
O parlamentar ressaltou em seu discurso que a região tem uma população em torno de 300 mil habitantes e os municípios têm grandes dificuldades e contratar médicos devido aos profissionais de outras regiões não quererem vir trabalhar em Itaituba e nos demais municípios da região do Tapajós.
Citou que hoje, um médico especialista está vindo do Rio Grande do Sul para atender no Hospital Regional de Itaituba, isto uma semana por mês. “Poderia ser mais prático se aqui tivesse o curso de medicina, pois teríamos médicos aqui mesmo”, acrescentou Peninha.
“Itaituba hoje já possui uma estrutura de saúde que justifica o curso de medicina, pois temos um hospital regional que é referência e que já vem atendendo a demanda da região, porém temos enfrentado grandes dificuldades em—– trazer médicos de outros centros. Novo Progresso, Castelo de Sonhos, Jacareacanga, Rurópolis, Aveiro, Trairão, estes municípios já possuem hospitais, porém o maior problema é a contratação de médicos para trabalhar. Hoje este profissional passa apenas três dias por mês e depois vai embora e os moradores ficam sem a devida assistência devido à ausência dos médicos”, frisou Peninha.
Para o parlamentar, o curso de medicina em Itaituba seria muito importante para a saúde da região, “pois formaria vários médicos aqui e iriamos melhorar bastante a qualidade de saúde da nossa população”, disse Peninha.
A Câmara Municipal de Itaituba aprovou por unanimidade o requerimento do vereador Peninha solicitando a implantação do Curso de Medicina na Faculdade de Itaituba (FAI). No requerimento o edil itaitubense pede inclusive para que cópia de seu requerimento seja enviado aos senadores Zequinha Marinho, Jader Barbalho, Beto Faro e aos deputados Federais, José Priante, Airton Faleiro, Herderson Pinto, Alcione Barbalho e Junior Ferrari, no sentido de, junto ao Ministério da Educação, possam agilizar a autorização do Curso de Medicina na Faculdade de Itaituba.
O Impacto