Espaço Cultural em Alter do Chão recebe “Série Concertos na Floresta”
Nos dias 4, 11, 18 e 25 de novembro será realizada a junção entre as artes instrumentais da natureza e humana por meio da “Série Concertos na Floresta”, a partir das 18h na Casa Ikowé, localizada na Comunidade Caranazal, na área distrital de Alter Chão, em Santarém.
O evento idealizado através do Prêmio Fundação Cultural do Pará (FCP) de incentivo à Arte e à Cultura 2023 tem o conexo artístico cultural que será apresentado pela pianista Carla Ruaro e o violeiro Gustavo Roriz.
Os concertos trazem obras de compositores amazônidas como Wilson Fonseca (Maestro Isoca), Waldemar Henrique, Luiz Pardal, Lúcia Uchôa, Albery Albuquerque, Thiago Albuquerque, Sebastião Tapajós entre outros.
A Casa Ikowé é um novo espaço cultural criado pelos artistas, na Rua Manoel Garcia, nº 93, Comunidade do Caranazal no Distrito Alter do Chão. O local traz a proposta de desenvolver projetos culturais, intercâmbios com artistas de dentro e fora do Brasil e também residências artísticas.
Sobre os artistas
CARLA RUARO – é pianista, pesquisadora e produtora dedicada a projetos culturais e sociais que envolvem produção musical, cinema e residências artísticas. Ela é mestre em performance musical pela Goldsmiths University of London. Entre 2015 e 2017 integrou a equipe de pesquisa do CESEM, Centro de Sociologia e Estudos de Estética Musical da Universidade Nova em Lisboa, no campo da música contemporânea.
Em Londres, Carla foi integrante da instituição Live Music Now, fundada por Yehudi Menuhin, que promove música para crianças especiais, centros para pessoas com deficiências físicas e mentais. Onde durante 6 anos realizava anualmente 60 performances e workshops por toda a Inglaterra, Irlanda e Emirados Árabes.
Em 2012, ganhou o Prêmio Funarte com o projeto “Multiplicando a música brasileira na Amazônia”, o que a levou a realizar o projeto “Raízes – Um Piano na Amazônia”, uma expedição cultural, social e pedagógico onde a pianista e sua equipe desceram o rio Amazonas dentro de um barco levando o piano e a música de compositores amazônidas.
Como resultado, a pianista produziu um CD e um filme documentário lançado em 2018, premiado e exibido em vários festivais de cinema na Europa, Inglaterra, Brasil e Marrocos. No Brasil o filme foi vencedor como Melhor Media Metragem no primeiro Festival de Cinema de Alter do Chão 2019 e na Finlândia levou os prêmios de Melhor Fotografia e Mensão Honrosa.
Carla faz concertos, palestras e turnês pela Inglaterra, Irlanda, Portugal, Brasil, Finlândia, Marrocos e Oriente Médio em salas de concerto como The Grosvenor Chapel, Trinity College of Music, Mayfair e Bloomsbury Churches, Deptford Town Hall, Blachheath hall, Charlton House, Festival de Cambridge, Festival de Harrogate, Festival de Cultura de Belfast, SESC São Paulo, Museu da Música de Lisboa, Biblioteca Nacional de Rabat, Teatro Nacional de Abu Dhabi, Sala Cecília Meireles, London Brunel Museum entre outros.
GUSTAVO RORIZ – é um instrumentista de cordas que nos leva de Portugal ao Brasil, América Latina, África, Europa Mediterrânica e mais além, numa viagem de sons, ritmos e cores. Quanto ao seu estilo e influências, podemos encontrar nuances da música africana e brasileira, jazz, fado e muito mais.
A sua carreira tem-se centrado em evidenciar as ligações entre Portugal e Brasil, levando as suas identidades sonoras e a sua personalidade musical aos quatro cantos do mundo.
Apresentou-se em espaços de renome como Carnegie Hall de Nova Iorque, Coliseu de Lisboa, Porto e Buenos Aires, Sala Zitarrosa de Montevidéu, Centro Cultural Olga Cadaval, Teatro Calderón de Madrid, Bauhaus Music de Amesterdã, entre muitos outros.
Participou de várias gravações com bandas portuguesas como os Madredeus, que levou o disco de ouro em 2009, e lançou dois discos autorais, ‘Sem Fronteiras’ disco solo e outro com o grupo D’alambre, ‘Tierra Seca y Caramelo’.
É licenciado em Música pela UNICAMP e Mestre em Jazz Performance pela ESML, Escola Superior de Música de Lisboa.
Serviço: “Série Concertos na Floresta”
Quando: Aos sábados deste novembro: 04,11,18 e 25
Onde: Espaço Cultural “Casa Ikowé”- Comunidade Caranazal/Distrito Alter do Chão, Rua Manoel Garcia, nº 93.
Entrada: Gratuita
Contato: Carla Ruaro (Coordenação): (93) 99146-9483 (WhatsApp).
O Impacto com informações da coordenação