Palestra aborda a vida e obra do Maestro Wilson Fonseca
“Vida e obra do maestro Wilson Fonseca” é tema de palestra ministrada pelo desembargador Vicente Fonseca na próxima segunda-feira (04), em Santarém. A programação é gratuita e uma realização do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) e conta com o patrocínio exclusivo da Equatorial Energia, por meio da Lei Rouanet
Com o tema “Vida e obra do Maestro Wilson Fonseca”, o desembargador Vicente Fonseca ministrará palestra na próxima segunda-feira (04), às 15h, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)/Campus Tapajós.
Com amplo conhecimento no legado do Maestro Isoca – como era popularmente conhecido –, aos 75 anos de idade, o desembargador aposentado do TRT-8ª Região e filho de Wilson Fonseca, Vicente Fonseca traz vivências únicas sobre a vida e as contribuições marcantes do compositor santareno.
Em 2012, lançou o livro “A Vida e a Obra de Wilson Fonseca (Maestro Isoca)”, impresso na gráfica do Banco do Brasil (Rio de Janeiro), em homenagem ao centenário de nascimento de WF.
A programação terá transmissão online aberta, por meio do canal do IMWF no YouTube:
https://www.youtube.com/@institutomaestrowilsonfons6335.
Vicente José Malheiros da Fonseca
Nasceu em Santarém (PA), em 1948. Filho do compositor Wilson Fonseca (Maestro Isoca) e D. Rosilda Malheiros da Fonseca. Neto do Maestro José Agostinho da Fonseca, nascido em Manaus (AM). Casado com Neide Teles Sirotheau da Fonseca. Possui 3 filhos (Vicente Filho, Adriano e Lorena). É compositor desde 1958.
Desembargador Aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, sediado em Belém (PA), magistrado trabalhista de carreira desde 1973, há cerca de 50 anos, tendo atuado nos Estados do Pará, Amazonas, Amapá e Roraima.
Foi Decano, por vários anos, e ex-Presidente do TRT-8ª Região. Professor convidado do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), em cursos de Pós-Graduação em Direito. Professor convidado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em curso de Pós-Graduação em Direito.
Ministrou aulas e palestras em Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), do TRT-11ª Região (Amazonas e Roraima), do TRT-14ª Região (Rondônia e Acre) e do TRT-20ª Região (Sergipe).
Professor Emérito da Universidade da Amazônia (UNAMA), onde lecionou Introdução ao Estudo do Direito, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, inclusive em cursos de pós-graduação, durante 30 anos. Publicou artigos, sobretudo na área do direito e da música, e livros jurídicos.
Proferiu a primeira sentença trabalhista sobre exploração de trabalho escravo, em 1976, quando atuava em Abaetetuba (PA), objeto de teses acadêmicas, inclusive em nível de pós-graduação, no Brasil e no exterior, com referências em livros publicados por diversos juristas. Os autos do processo, onde foi proferida essa sentença, receberam um selo histórico e encontram-se no acervo do Museu do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Idealizou, em 1979, a criação do Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas, incorporado no art. 3º da Emenda Constitucional nº 45/2004 (Reforma do Poder Judiciário), ainda pendente de regulamentação por lei.
Doutor Honoris Causa pela Academia de Música do Brasil e pela Academia de Musicologia do Brasil, sediadas no Rio de Janeiro; e Doutor Honoris Causa pela Academia de Música de São Paulo. O catálogo de sua obra musical registra mais de 2.400 peças, em diversos gêneros (canto, coral, piano solo e a 4 mãos, sacras, violão, banda, conjuntos camerísticos para formações instrumentais e/ou vocais e peças orquestrais); hinos (mais de 180, como o “Hino da Justiça do Trabalho”);
Serviço:
O quê: Palestra “A vida e obra de Wislon Fonseca (Maestro Isoca)”
Quando: 04 de dezembro (segunda-feira)
Onde: Auditório da Ufopa/Campus Tapajós
Hora: 15h
Contato: – Agostinho Fonseca – Diretor do IMWF – 93 9122 1767
Fonte: IMWF
Imagem: Divulgação/IMWF