Aumento indevido de carga de energia causa risco à população
Em datas festivas, por exemplo, situação pode gerar acidentes graves e até fatais
Épocas festivas como Natal, Réveillon, Carnaval e até as férias, é comum o aumento populacional em cidades turísticas, como Santarém, no Oeste paraense, o que acaba contribuindo para o aumento de carga de energia em muitas residências e em pontos comerciais. O uso de aparelhos de som, ar condicionado, ventilador e chuveiro elétrico se juntam ao aumento da utilização do “T” ou “benjamins”, para a conexão dos eletroeletrônicos. No entanto, quando isso acontece, há a sobrecarga da fiação e dos disjuntores e os clientes devem informar a distribuidora de energia o aumento de carga.
O gerente de Relacionamento com o Cliente, Gilliard Vaz, chama a atenção para a solicitação da mudança de carga. “Quando o cliente procura os nossos atendimentos, a gente faz a soma da potência de todos os equipamentos instalados na unidade consumidora, desde lâmpadas até eletrodomésticos. Com base nessas informações a empresa autoriza ou não a troca do padrão. Outra situação que vemos bastante, são clientes que possuem uma unidade residencial e transforma ela em um ponto comercial aumentando o número de equipamentos em uso, isso também acarreta grandes prejuízos se a distribuidora não for informada”, reforça.
Ligações Provisórias
Seja em caso de reformas ou realização de eventos, a necessidade do aumento de carga também deve ser comunicada à Equatorial.
Ligações Clandestinas
Também podem ocasionar sobrecarga de energia, além de provocar curto-circuito e acidentes. A rede é planejada para atender uma determinada demanda. As ligações realizadas à revelia da distribuidora não passam por um estudo de planejamento prévio, aumentando de forma indiscriminada a quantidade de carga na rede, podendo gerar um curto-circuito e causar uma situação insegura para a população.
Como solicitar alteração de carga
A comunicação deve ser feita nas agências de atendimento presencial da Distribuidora, munidos dos documentos pessoais e da conta contrato da unidade consumidora. Durante o atendimento é necessário declarar corretamente a necessidade do aumento/alteração de carga.
Se preferir, a solicitação também pode ser feita pelo site https://pa.equatorialenergia.com.br/ – na aba “alteração de carga/fase”.
Prazos:
– 05 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão menor que 2,3 kV
– 10 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão igual ou maior que 2,3 kV e menor que 69 kV
– 15 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão igual ou maior que 69 kV
O Impacto com informações da Equatorial Pará