Caso Papito – Morte no trânsito mobiliza manifestação simultânea em Santarém e Monte Alegre
A família e amigos de Wesley Mendes dos Santos, vítima de acidente fatal de trânsito, convoca a sociedade em geral para uma manifestação simultânea que ocorrerá na próxima quarta-feira (10) em Santarém e Monte Alegre.
O objetivo é reivindicar melhores condições na saúde do município de Monte Alegre. De acordo com familiares, ele morreu devido à imprudência de um caminhoneiro identificado como Pedro Silva e à falta de recursos básicos para suprir seu estado crítico após a colisão.
Com apoio jurídico de um grupo de advogados, a família que ainda está superando a dor da perda, sugeriu uma portaria considerando o disposto nos artigos 6º e 196 da Constituição Federal de 1988, que garantem o direito à saúde como um dever do Estado e de todos os cidadãos, bem como a responsabilidade do Poder Público em prover as condições necessárias para o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.
“Para que a gente possa direcionar ao município de Monte Alegre toda a negligência que teve no caso da vítima. Omissão de socorro , ficou consciente ainda por 6 horas sem nenhum medicamento adequado, sem nenhum suporte de drenagem, para tirar o coágulo no sangue. Foi algo muito triste, mas creio que nós vamos ter sucesso”, disse o irmão de Wesley à nossa reportagem.
Wesley Mendes deixou uma esposa viúva e um filho órfão de apenas 5 meses, além da saudade nos inúmeros amigos que tinha em Santarém
Ponto de encontro
A manifestação está prevista para ocorrer em frente à Secretária de Saúde Estadual, situada na Avenida São Sebastião canto com Rua dos Artistas, em frente a Praça São Sebastião a partir das 8h da manhã.
Na ocasião, haverá a passeata pelas ruas do centro até ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPPA), para chamar atenção, sensibilizar as autoridades, além de reunir o maior número de envolvidos a fim de reforçar a implementação de um plano de ação emergencial para a melhoria imediata da saúde pública no município de Monte Alegre, visando a contratação de médicos permanentes e uma estrutura hospitalar adequada às necessidades da população.
A portaria e um abaixo-assinado foram anexados na documentação que será entregue ao MPPA.
Em Monte Alegre, o ponto de encontro será em frente a sede do TDF (Tratamento Fora do Domicílio).
Acompanhe o vídeo de convocação:
O acidente
Na tarde do dia 9 de dezembro, ‘Papito’, morreu em um acidente na estrada (setor 7), localizada na zona rural do município de Monte Alegre. A vítima, que dirigia uma motocicleta e trafegava em uma ladeira, foi surpreendida por um caminhão. A colisão frontal deixou Wesley gravemente ferido. O motorista do caminhão sofreu algumas escoriações.
‘Papito’ era morador do bairro Diamantino, onde residia com seus avós. Ele estava em Monte Alegre a trabalho e exercia a função de cobrador.
Matéria atualizada às 17h08*
Por Diene Moura
O Impacto – colaborou Lorenna Morena