Comunidades rurais de Juruti são contempladas com Luz Para Todos

As comunidades Nova Canaã e São Marcos, localizadas no município de Juruti, região oeste paraense foram contempladas com a implantação de rede de energia elétrica pela Equatorial Pará, por meio do Programa Luz Para Todos (PLPT), do governo federal. Nos locais foram implantadas 1,52 km de rede de média tensão; 4,47 de baixa tensão; 05 transformadores e mais de 160 postes de energia, com investimentos que giram em torno de R$ 550 mil.

Com a chegada da luz elétrica, cerca de 230 famílias passam a ter mais qualidade de vida e podem, por exemplo, ter uma geladeira para armazenar alimentos e tomar água gelada, haja vista que junto com a eletricidade chega o sonho de consumir eletrodomésticos para compor o lar, sem contar nos aparelhos eletroeletrônicos, como a televisão, atualmente presente em 97,1% dos domicílios brasileiros.

Além de levar a universalização da energia, através dos PLPT, a Equatorial Pará também realiza com seus recursos próprios nessas comunidades palestras e cursos de capacitação profissional para que o público possa desenvolver atividades econômicas e fez a doação do “Padrão de Entrada”, que normalmente é pago pelos clientes na hora da solicitar uma nova ligação.

De acordo com o executivo de Obras da Equatorial Pará, Jorge Barbosa, junto com a eletrificação rural, a distribuidora realiza ações que impactam diretamente na realidade das famílias. “Nós chegamos nas residências não apenas levando energia, mas também levamos esperança, desenvolvimento, bem-estar e mais qualidade de vida, porque sabemos da necessidade e do nosso compromisso de fazer a diferença na vida dos moradores que há muitos anos almejavam sair da escuridão”, comemora.

Padrão de Entrada
É o conjunto de instalações de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e acessórios indispensáveis para a primeira ligação de luz no imóvel.

PLPT
Criado em 2003, o Programa busca promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, acabando com a exclusão elétrica no país, por meio das extensões de rede e implantação de sistemas fotovoltaicos para atendimento de famílias que vivem em áreas remotas.

O PLPT tem priorizado os beneficiários do Programa Brasil sem Miséria, escolas rurais, quilombolas, indígenas, assentamentos, ribeirinhos, pequenos agricultores, famílias em reservas extrativistas, afetadas por empreendimentos do setor elétrico e poços de água comunitários.

O Impacto com Equatorial Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *