Mundo – Ataque israelense a comboio de distribuição de comida em Gaza deixa mais de cem mortos
Pelo menos 104 pessoas morreram e 760 ficaram feridas em um incidente caótico no qual as tropas das Forças de Defesa de Israel (FDI) abriram fogo enquanto civis palestinos famintos se reuniam em torno de caminhões de ajuda alimentar, de acordo com o Ministério da Saúde palestino em Gaza.
O governo do Hamas acusou soldados israelenses que intermediavam a distribuição de haver disparado contra a população do território palestino. Oficialmente, Israel nega.
Em comunicado, as Forças Armadas de Israel negaram a acusação e afirmaram que as mortes ocorreram em decorrência da correria produzida por uma multidão que cercou caminhões de ajuda humanitária.
O número de mortos e de feridos deverá aumentar, já que muitos corpos e pessoas ainda estão nas ruas, com ambulâncias lutando para chegar aos necessitados porque os escombros estão bloqueando o caminho.
Em comunicado, a Casa Branca disse que considera o caso “um incidente sério” e afirmou que irá investigá-lo.
30 mil mortos
O episódio ocorreu no dia em que o número de mortos na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, passou da marca de 30 mil pessoas, de acordo com balanço do governo local, controlado pelo grupo terrorista.
O levantamento não separa a morte de civis e de integrantes do Hamas e e de outros grupos terroristas.