Quadrilha junina ‘Explosão Caipira’ comemora 10 anos de história, em Jacareacanga
Em 2024, a quadrilha junina ‘Explosão Caipira’ comemora 10 anos de história no cenário cultural dentro e fora do município de Jacareacanga.
A quadrilha foi criada em 2015 tendo como sua presidente, Adriane Pena, pela necessidade de manter viva a cultura no município, através de umas das manifestações culturais mais populares do Brasil, que é o São João.
Misturando o ritmo estilizado com o tradicional a quadrilha, encantou o público e conquistou seu primeiro campeonato logo no primeiro ano de trabalho: o Intermunicipal na cidade Apuí Amazonas em 2015 e 2016.
Nesta temporada que se inicia, a ‘Explosão Caipira’ 2024 vem para as quadras juninas trazendo propostas diferentes, com tema ligado ao campo e à cidade, buscando mostrar a dinâmica da cultura em suas mais variadas vertentes.
Na dança, associa traços tradicionais das quadrilhas matutas com passos modernos e estilizados, na busca de harmonizar costumes antigos com atuais.
Atualmente com mais 50 brincantes que desempenham os mais variados papeis no grupo, tem como públicos-alvo adolescentes e adultos, muitos deles alunos de escolas públicas municipais e estaduais, além de estudantes de ensino fundamental, médio e da Modalidade de Educação de jovens e adultos.
O objetivo do grupo é garantir a preservação da tradição junina local pela apreciação e o repasse da brincadeira entre pessoas de diferentes faixas etárias, escolaridade e classe social. Além da formação de plateia, cujo trabalho é direcionado.
Portanto, justifica-se a importância da continuidade das ações do grupo, que nas atividades envolvem pesquisas, ensaios e apresentações, possibilitando um novo direcionamento social das ações cotidianas dos participantes pela convivência em grupo, a qual resulta no exercício da cidadania e do sentimento de pertencimento ao local onde vive.
A missão é a promoção da cultura pelo reconhecimento e valorização das nossas tradições e costumes, e claro, a efetivação de ações concretas de impacto positivo na vida cultural do cidadão Jacareacanguense.
Neste sentido, tem cumprindo seu papel como representante do movimento junino, com forte traço de manutenção dos valores locais, caracterizados pela força de resistência, vontade, dedicação e compromisso dos brincantes com a cultura junina e o contexto social e cultural.
Por Jacinto Pereira
O Impacto