Na altitude, Flamengo empata na estreia da fase de grupos da Libertadores
Depois de 12 jogos de defesa intransponível, o Flamengo voltou a sofrer um gol, nesta terça-feira (2), no empate em 1 a 1 com o Millonarios, na Colômbia, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Na etapa final, o Flamengo abriu o placar em pênalti convertido por Pedro aos 18 minutos do segundo tempo. No lance, Larry Vásquez foi expulso pela falta em Arrascaeta.
Mesmo com um a menos, o Millonarios foi valente e buscou o empate em casa com Daniel Ruiz, aos 35 minutos da etapa final, completando bela jogada individual Emerson Rodríguez.
Com isso, Flamengo e Millonarios começam a Libertadores com um ponto no grupo E. Bolivar e Palestino ainda se enfrentam na rodada.
O Flamengo precisou de poucos minutos para ficar cara a cara com o goleiro do Millonarios. Logo aos quatro minutos, em jogada com os pontas Cebolinha e Bruno Henrique, Viña apareceu como centroavante. Livre na pequena área, o lateral-esquerdo bateu de pé direito e mandou longe, por cima da meta de Montero.
Foi a grande chance, mas não a única. Aos 12, BH ficou com o rebote após a zaga desarmar Arrascaeta e chutou forte para a difícil defesa do camisa 31 colombiano.
A partir dos 15 minutos, o Flamengo acabou envolvido pelo time da casa. As mudanças de Tite – que mexeu em quatro posições – pesaram, assim como a questão física. O Millonarios se impôs e, aos poucos, tomou conta da partida. Aos 36, Castro acertou a trave de Rossi e por pouco não abriu o placar.
Os melhores momentos dos donos da casa foram pelo lado direito de ataque. Cataño, Giordana e Alfonzo subiram por ali e dificultaram a vida de Viña – que não teve boa atuação. Os dois primeiros citados também ameaçaram a meta do Flamengo, mas não conseguiram mexer no marcador antes do intervalo.
Com a entrada de Allan no lugar de Igor Jesus, o Flamengo voltou com maior pegada no meio de campo e conseguiu conter o ímpeto dos locais na volta para o segundo tempo. O jogo seguiu sem grandes emoções até os 15 minutos, quando Arrascaeta foi derrubado dentro da área.
Além do pênalti, o árbitro Darío Herrera expulsou Vázquez, que empurrou o camisa 14 do Flamengo após passe de Pulgar. Na cobrança, Pedro mostrou a categoria habitual e colocou o Rubro-Negro em vantagem no El Campín: 1 a 0. Minutos depois, Tite o substituiu por Luiz Araújo.
As mudanças que foram decisivas foram as feitas por Alberto Gamero. O técnico acionou Emerson Rodríguez e Daniel Ruiz aos 32 minutos. A dupla precisou de três minutos em campo para decidir. O primeiro aproveitou o erro de Pulgar, o driblou e cruzou na medida para o segundo empatar: 1 a 1 aos 35!
O Millonarios, mesmo com um jogador a menos, conseguiu o que nenhum time havia feito em 2024 contra o time principal do Flamengo: marcar um gol.
Nos minutos finais, o time de Tite até retomou a posse de bola, mas foi o time da casa que quase voltou a marcar, mas Rossi fez intervenções importantes.
Fonte: CNN
Imagem: Reprodução/Conmebol