Dia Nacional do Livro Infantil será destaque na Biblioteca Pública Municipal
Com o tema Ler é ganhar asas para o mundo, a Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS) vai realizar nesta quinta-feira, 18, de 09h às 11h, a programação alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil. O público-alvo das atividades serão os estudantes do 2º ano da Escola Municipal Francisca das Chagas Nascimento, do bairro Urumanduba.
A data foi instituída em homenagem a Monteiro Lobato. Ele deixou um legado de valorização à leitura e forte influência no mundo literário, engrandeceu a literatura infantil com histórias fantásticas que misturavam aspectos do folclore brasileiro com mitologia grega e personagens famosos do cinema. Entre os destaques está o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que ultrapassou os livros, inspirando adaptações para teatro, cinema e televisão.
“Teremos a roda de leitura, oficina na ponta do lápis, desenhos para pintar e o início da exposição das obras de Monteiro Lobato. É de grande importância realizarmos dinâmicas voltadas ao exercício da leitura. Reforço que este equipamento cultural é aberto a toda a sociedade santarena e aos visitantes. Além de exemplares de obras infantis, temos outras categorias de literatura no acervo que totaliza 14.026 exemplares”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Adson Tertulino.
Dinâmica
- Roda de leitura: será proposto aos estudantes ler uma ou duas frases em voz alta, assim o livro vai passar de mão em mão e no percurso dessa passagem do livro, serão exercitadas a leitura e a escuta.
- Oficina na ponta do lápis: a produção da lembrancinha – 18 de abril – Dia do Livro Infantil.
- Desenhos para pintar: pintura livre de acordo com a imaginação dos estudantes.
- Exposição das obras de Monteiro Lobato: o acesso será livre para ver e/ou manusear os livros.
A exposição das obras de Monteiro Lobato vai prosseguir até o final deste mês de abril. A BPMPRS está localizada na Avenida Borges Leal, 1558, bairro Santa Clara. Funciona de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h.
O Impacto com informações da Secult